Foto: DR

A intervenção está agendada para o primeiro dia do evento, 01 de abril, às 09:30, na sessão temática “Transição energética como um potencial para o desenvolvimento económico territorial e o emprego”, onde serão discutidas estratégias locais para a descarbonização, inovação energética e criação de emprego qualificado.

Tiago Santos levará a experiência de Sines enquanto território em transformação, destacando o papel do Sines Tecnopolo como centro de inovação, empreendedorismo e capacitação para a economia verde e azul.

A sua apresentação incidirá sobre os desafios e oportunidades associados à transição energética, a articulação entre empresas, centros de conhecimento e municípios, e a importância da qualificação profissional para empregos verdes.

O Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local é uma plataforma internacional que promove a partilha de boas práticas, inovação territorial e modelos de governação participativa.

A edição de 2025 reunirá líderes locais, representantes de organismos internacionais, decisores políticos e especialistas de mais de 60 países. Entre os oradores confirmados estão María Jesús Montero, primeira vice-Presidente e Ministra das Finanças de Espanha, Haoliang Xu, subsecretário-Geral da ONU e Administrador Associado do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e Teresa Ribera, vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia para uma Transição Limpa, Justa e Competitiva.

A presença portuguesa nesta edição reforça o posicionamento de Sines como polo estratégico na transição energética à escala internacional, e sublinha o contributo do Sines Tecnopolo para a inovação e o desenvolvimento económico sustentável da região do Alentejo Litoral.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.