O evento, considerado uma referência no setor, reunirá especialistas, empresários, técnicos, decisores públicos e outros profissionais ligados ao enoturismo, num dia dedicado a debates estratégicos, partilha de conhecimentos e 'networking'.

Com o objetivo de impulsionar este segmento em crescimento no turismo nacional, o ENPE 2025 vai abordar temas cruciais para o futuro do setor, promovendo inovação, internacionalização e o fortalecimento das redes de negócios.

Segundo a presidente da APENO, Maria João de Almeida, "este encontro é uma enorme oportunidade para refletir sobre o futuro do enoturismo português e para reforçar a nossa posição enquanto referência nacional e internacional".

"Queremos apostar na inovação, como a aplicação da Inteligência Artificial (IA) no enoturismo, e na internacionalização, para garantir o crescimento sustentável do setor", frisou.

O encontro arranca às 09:30, com a intervenção da presidente da APENO, e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, principal patrocinador do evento.

"O enoturismo é um ativo estratégico para o Alentejo e Ribatejo, globalmente para Portugal. Apostar neste segmento significa criar valor, preservar a autenticidade das nossas regiões e atrair um turismo de qualidade que beneficia toda a economia", afirmou José Santos.

Um dos momentos mais esperados será o painel dedicado ao impacto da Inteligência Artificial (IA) no enoturismo, onde Jorge Catalão Ramos, Retail Executive da Google Portugal e Espanha, irá explorar como a IA pode transformar as experiências turísticas, melhorar a gestão dos negócios e criar novas oportunidades para os operadores do setor.

Outro destaque do programa será a discussão sobre a importância da internacionalização do enoturismo, que reunirá os principais responsáveis das várias regiões de turismo do país: José Santos (Alentejo e Ribatejo), Anabela Freitas (Centro de Portugal), Carla Salsinha (Lisboa), Luís Pedro Martins (Porto e Norte) e André Gomes (Algarve). Este painel abordará estratégias e iniciativas que podem alavancar o enoturismo português no mercado global.

O evento inclui ainda um fórum intitulado ‘A Feira Perfeita para o Enoturismo’, onde associados da APENO terão a oportunidade de partilhar as suas ideias sobre o evento ideal para promover este segmento. Este debate será aberto ao público, incentivando a participação ativa dos presentes.

A manhã encerra com a apresentação da Estratégia 2025 pela presidente da APENO, um plano que define as prioridades da associação para este ano e os anos vindouros. Este momento incluirá ainda o anúncio do próximo local do Prémio Nacional de Enoturismo, que reconhece projetos de excelência no setor.

Na parte da tarde, o ENPE 2025 será dedicado ao 'networking e a reuniões de negócios entre associados da APENO e compradores interessados no enoturismo nacional.

Este encontro, promovido em parceria com a APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo), visa criar novas oportunidades e estimular negócios que reforcem o crescimento do setor.

O ENPE 2025 reflete também o compromisso da APENO em descentralizar as suas iniciativas, consolidando Sines como um dos potenciais destinos estratégicos para ações de enoturismo na região.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.