Foto: DR

O processo de consulta pública, promovido pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), visa a emissão do Título de Utilização Privativa do Espaço Marítimo Nacional (TUPEM) para instalação e exploração do cabo submarino transatlântico de telecomunicações da Google.

A consulta pública do projeto Nuvem, cuja entidade promotora é a Sailfish Infrastructure, empresa que representa a Google LLC em Portugal, decorre até 09 de julho e está disponível no portal Participa.

O resumo do projeto, disponível na consulta pública, indica que o pedido de emissão do TUPEM para utilização de uma área do espaço marítimo nacional, durante um período máximo de 25 anos, e com uma "extensão de 2.992,82 quilómetros", visa a instalação e exploração do cabo submarino de telecomunicações.

O cabo submarino de fibra ótica entre Sines e a costa leste dos EUA terá “uma extensão total aproximada de 6.870 quilómetros”, com amarrações nas Bermudas e nos Açores.

Segundo o documento, o sistema Nuvem “permitirá fornecer ligações diretas, fiáveis e de baixa latência entre a costa este dos EUA e a Europa” para facilitar “a conexão das principais rotas de cabos intercontinentais”.

Para a amarração do cabo Nuvem em Sines será aproveitada a Caixa de Visita (BMH), na praia do Areão, do cabo submarino da EllaLink, mediante um acordo entre as empresas “para utilização de toda a parte terrestre da infraestrutura do respetivo cabo”.



Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.