Ambilital já recolheu 3,3 mil toneladas de resíduos seletivos em 2025
A empresa intermunicipal Ambilital recolheu, até julho deste ano, 3,3 mil toneladas de resíduos da recolha seletiva, registando um aumento em relação a 2024.
Foto: DR
Em comunicado, a empresa que gere os resíduos dos municípios de Aljustrel e Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, no litoral alentejano, revelou que houve “um aumento de 273,24 toneladas face ao período homólogo de 2024”.
Entre os resíduos recolhidos estão embalagens de vidro, embalagens plásticas e metálicas e papel/cartão, explicou a empresa, realçando que este crescimento “reflete o esforço conjunto da população e dos municípios” na separação dos resíduos.
Este crescimento evidencia igualmente o “impacto positivo das ações de sensibilização e da expansão da rede de ecopontos nos sete concelhos” alentejanos, sustentou.
“Com estes resultados, a empresa reforça o seu compromisso com a economia circular e a sustentabilidade ambiental, contribuindo para a redução da deposição em aterro e para uma gestão mais eficiente dos recursos”, lê-se no comunicado.
A Ambilital assume as competências de gestão do sistema integrado de recolha, tratamento e valorização dos resíduos urbanos da área territorial dos sete municípios associados da AMAGRA - Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão Regional do Ambiente.
Em termos de dimensão geográfica, abrange cerca de 6 416 km2 de território classificado como predominantemente rural, de acordo com a Tipologia de Áreas Urbanas (TIPAU), e onde residem cerca de 115 mil habitantes.
A AmbilitaL desenvolve a atividade de gestão em alta e além das atividades de valorização e eliminação de Resíduos Urbanos, presta o serviço de recolha seletiva da fração multimaterial de resíduos de embalagens nos municípios.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026