25 anos da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha destacam importância da Cogestão
A Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (RNLSAS), assinalou, na última sexta-feira, o seu 25.º aniversário com diferentes atividades que decorreram na Estação Ornitológica Nacional no Monte do Outeirão, no Salgueiral da Galiza e no Monte do Paio. A celebração da data recordou o caminho percorrido desde a sua criação à constituição da Comissão de Cogestão da Reserva, que reúne diferentes parceiros unidos pelo objetivo de preservar e valorizar este território natural.
Foto: CMSC
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que preside atualmente à Comissão de Cogestão da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha (RNLSAS), foi representada pelo vice-presidente Albano Pereira, que sublinhou “a importância da cogestão para a preservação ambiental deste território único que enriquece todo o concelho".
"Devemos cada vez mais estar unidos, porque este é o caminho a seguir para que a RNLSAS passe a ser um território muito mais respeitado por todos, porque cabe a todos fazer essa preservação, entidades e população”, acrescentou o vereador, citado num comunicado do município.
Segundo a autarquia, na reflexão conjunta sobre a cogestão da RNLSAS foi salientado o seu potencial como espaço de preservação de inúmeras espécies animais e vegetais, a importância de conjugar atividades humanas, como a pesca ou turismo, com a proteção ambiental e destacada a mais-valia para o Concelho de Santiago do Cacém que é possuir uma reserva natural.
Participaram nesta reflexão João Carlos Farinha, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Paulo Encarnação, vigilante da natureza do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, David Jacinto, da Universidade de Évora, e Pedro Beato, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
Estiveram, também, presentes os representantes das entidades que fazem parte da Comissão nomeadamente a Águas de Santo André, a Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, a Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente e o Município de Sines. O presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, e a coordenadora do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Santo André (CRASSA), Carolina Nunes, também intervieram nesta sessão sobre a cogestão da reserva natural.
Foram parceiros da iniciativa a EON e o CRASSA/QUERCUS, que contou também com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André e da AMZB - Associação de Moradores da Zona de Brescos que confecionou o bolo de aniversário.
O programa incluiu a anilhagem e observação de aves, a demonstração do controlo de plantas invasoras, um peddy-paper à descoberta do Salgueiral, uma sessão sobre mamíferos e répteis marinhos, atividade sobre a monitorização da fauna terrestre, a visualização de um documentário sobre os valores naturais da RNLSAS e a devolução à natureza de um animal selvagem recuperado no CRASSA. Já as crianças, entre os 5 e os 12 anos, participaram em jogos pedagógicos sob o mote “O caminho da água – ciclo da água e suas práticas” e numa aula de yoga no “fundo do mar”.
A título de curiosidade, e de acordo com o ICNF, já foram registadas na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha 54 espécies de peixes, 12 de anfíbios, 15 de répteis, 29 de mamíferos, 241 de aves, cerca de 344 invertebrados aquáticos e 205 borboletas. Da fauna ictiológica (peixes) da Lagoa de Santo André, destaca-se a enguia-europeia e o verdemã-comum, espécie endémica da Península Ibérica e rara em Portugal.
As aves constituem o grupo faunístico com mais destaque, dado a reserva se localizar num importante corredor migratório e apresentar uma diversidade de locais de repouso e recursos alimentares abundantes.
Floristicamente, a reserva é bastante rica e diversificada, estando identificadas 510 espécies de plantas. A vegetação inclui caniçais, juncais e salgueirais nas zonas lagunares a que se juntam plantações de pinheiro-bravo e matos atlânticos incluindo espécies que só existem em Portugal, caso de Armeria rouyana.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026