Utentes exigem conclusão da obra da passagem ferroviária em Santiago do Cacém. IP aponta para reabertura no 3.º trimestre deste ano
A Comissão de Utentes de Santiago do Cacém realiza, esta quarta-feira, uma manifestação para exigir a conclusão da obra da passagem ferroviária sobre a Estrada Regional (ER) 261, cuja reabertura deverá ocorrer até setembro deste ano, revelou hoje a Infraestruturas de Portugal (IP).
Foto: DR
Segundo a comissão de utentes, em comunicado, os utilizadores desta via, que faz a ligação entre Santiago do Cacém, o Hospital do Litoral Alentejano e Vila Nova de Santo André, “estão a ser muito prejudicados com o grande atraso na conclusão da obra da passagem ferroviária”.
A estrada “está cortada ao trânsito” desde agosto de 2023, quando arrancou a intervenção, no âmbito da empreitada de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, prejudicando centenas de utilizadores que diariamente são obrigados a fazer um caminho alternativo.
“As obras nunca mais terminam. Há cerca de dois anos que a estrada está cortada, causando muitos transtornos aos utentes, por dificuldades diversas. A obra deveria durar só 10 meses, ou seja era para ter terminado em maio do ano passado e não tem lógica a obra ainda continuar. Mais grave do que isso é não se saber quando é a conclusão da obra”, disse à rádio M24, Dinis Silva, porta-voz da comissão.
No comunicado, a comissão referiu que esta obra “está em execução há 2 anos”, e “até ao momento, os utentes não vêem a luz ao fundo do túnel".
Para alertar para o problema, os utentes vão realizar “um protesto em forma de concentração”, pelas 18:00 desta quarta-feira no Parque Verde da Quinta do Chafariz, na cidade de Santiago do Cacém.
Com esta iniciativa, a comissão de utentes vai exigir ao Governo e IP que “a obra seja concluída com urgência”.
Questionado sobre a altura escolhida para realizar esta iniciativa, Dinis Silva justificou a ação por não existirem “perspetivas de resolução” deste problema.
Segundo o porta-voz da comissão de utentes, após contacto, também a Câmara de Santiago do Cacém e a União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, dizem não ter “qualquer resposta por parte da IP, no sentido da resolução destas obras”.
Contactada pela M24, a empresa Infraestruturas de Portugal explicou, numa resposta por escrito, que o prazo de execução dos trabalhos “tem sido condicionado por questões de ordem técnica, de âmbito geotécnico e de serviços afetados, detetadas ao longo da empreitada”.
“Nesta fase decorrem os trabalhos de conclusão dos serviços afetados e da componente estrutural, a que se seguirá a pavimentação do restabelecimento rodoviário, prevendo-se que a abertura da estrada possa ocorrer no 3º trimestre de 2025”, avançou.
Segundo a IP, esta intervenção realiza-se no âmbito da empreitada de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul atualmente em curso, que tem por objetivo a substituição da passagem ferroviária sobre a ER261, no concelho de Santiago do Cacém.
A obra foi iniciada no final de agosto de 2023 e “previa-se a sua conclusão para junho/julho de 2024”, precisou a empresa, lamentando “os transtornos que esta situação tem provocado, em particular aos habituais utilizadores desta via”.
A empreitada de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, com um investimento de cerca de 28,5 milhões de euros, tem como principais objetivos eliminar os atuais constrangimentos de capacidade e potenciar as condições de exploração e de segurança na Linha de Sines.
De acordo com a empresa, “com a conclusão desta empreitada serão alcançados vários benefícios, como o reforço da coesão económica e social no território nacional, melhoria da mobilidade, aumento da capacidade/oferta de novos serviços, redução da sinistralidade e de congestionamentos, entre outros com impacto significativo na melhoria das condições de circulação e segurança dos utentes”.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025
Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025
Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025
Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025