Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal realiza hoje a cerimónia de assinatura de contratos de investimento, com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, do ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, e do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.
Foto: DR
O evento decorre no auditório da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), em Sines, com início previsto para as 10:30.
Durante a cerimónia serão assinados contratos com seis empresas que operam em setores estratégicos da economia portuguesa: CALB, Everbio, Lift One, Savannah Lithium, Topsoe Battery Materials e United PetFood.
Os acordos visam fomentar investimentos no país, promover o desenvolvimento económico e fortalecer a posição de Portugal no mapa internacional de investimentos.
A abertura do evento, às 10:30, estará a cargo da presidente do conselho de administração da AICEP, Madalena Oliveira e Silva.
De acordo com o jornal ECO, os seis contratos de investimento somam 3,07 mil milhões de euros, aos quais o Estado português vai conceder um apoio que rondará os 690 milhões de euros, no âmbito do sistema de incentivos de mil milhões para investimentos estratégicos.
Segundo o mesmo jornal, o investimento mais avultado é o da Calb que vai construir uma fábrica de baterias de lítio de última geração em Sines. A unidade de produção, no litoral alentejano, deverá criar 1.800 empregos diretos e poderá representar mais de 4% do PIB nacional quando atingir a capacidade total de produção de baterias de iões de lítio, que são essenciais para o desenvolvimento do mercado europeu de veículos elétricos.
Sines é também o local escolhido pela dinamarquesa Topsoe para instalar a primeira unidade de produção de componentes de baterias de iões de lítio em escala industrial no mundo. A nova unidade vai centrar-se na produção de materiais ativos de cátodo do tipo LNMO (lítio‑níquel‑manganês sem cobalto), utilizado nos cátodos das baterias recarregáveis de iões de lítio, fundamentais para veículos elétricos e armazenamento de energia, acrescentou.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026