Foto: Direitos Reservados

Segundo a ULSLA, os dados mais recentes confirmam a tendência de crescimento, com um aumento de 52,9%, em janeiro deste ano, no número de doentes tratados face ao período homólogo.

O número reflete a consolidação de um modelo assistencial que tem vindo a afirmar-se como resposta estruturante, garantindo cuidados hospitalares de proximidade no conforto e segurança do domicílio.

Criada com o objetivo de aproximar o hospital das pessoas, a UHD permite que os doentes elegíveis recebam tratamento com acompanhamento médico e de enfermagem especializado em casa, mantendo os mesmos padrões de qualidade e segurança clínica assegurados em meio hospitalar.

De acordo com a unidade, o ano de 2025 ficou marcado pelo reforço da capacidade instalada da unidade, que passou a contar com uma lotação oficial de seis camas, permitindo alargar o número de doentes acompanhados e tornar a resposta mais ágil.

No plano assistencial, foram ainda implementadas consultas de ‘follow-up’ médico e de enfermagem, promovendo uma maior continuidade de cuidados após a alta da UHD e reforçando a articulação com os restantes níveis de prestação de cuidados de saúde.

Com o objetivo de tornar o processo de referenciação mais célere e eficiente, a ULSLA adiantou que está em fase final de desenvolvimento uma aplicação interna que facilitará o encaminhamento de doentes para a UHD.

A nova ferramenta, que será disponibilizada brevemente, “tornará as referências mais céleres, sem nunca comprometer a qualidade e a segurança da informação clínica”.

“Mais do que uma inovação tecnológica, esta solução visa aproximar a UHD dos profissionais de saúde”, de forma a que esta unidade “seja vista como um recurso acessível, intuitivo e integrado no quotidiano das equipas”.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.