Aldeia do Lousal isolada devido à subida do nível da água da ribeira da Corona (c/áudio)
A subida do nível da água, devido à chuva, fez transbordar a ribeira da Corona, no concelho de Grândola, estando a população da aldeia do Lousal isolada, desde as 06:00, disse o presidente da Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros, Pedro Ruas.
Foto: DR
De acordo com Pedro Ruas, os principais locais de acesso à aldeia estão submersos e foram sinalizados pelas autoridades, estando a ser feitos apelos à população para que se mantenha em segurança.
“Estamos a fazer um apelo para as pessoas não correrem riscos, para não se meterem em aventuras, não tentarem passar as pontes, nem da ribeira da Corona, nem da ribeira do Lousal, é um risco demasiado grande”, alertou.
Segundo o autarca, está a ser articulada, com o Serviço Municipal de Proteção Civil e com os Bombeiros Mistos de Grândola, “uma solução de emergência”, caso venha a ser necessário retirar pessoas do Lousal.
“Estamos a avaliar neste momento qual é a melhor solução para atravessar a ribeira” que, “além de de ter subido, está com uma velocidade que nos impressiona”, explicou o autarca, acrescentando que o Lousal “tem diferentes acessos, mas todos com ribeiras”.
A solução para retirar os moradores da aldeia poderá passar pelo recurso “a um barco”, para fazer a travessia, “ou eventualmente um carro especial, por um dos acessos alternativos, sendo necessário fazer um circuito de cerca de 15 a 20 quilómetros", garantiu.
“Poucas pessoas conseguiram sair do Lousal hoje. Desde as 06:00 da manhã que a aldeia está isolada. As professoras não entraram, as crianças não conseguiram entrar, os trabalhadores que são de fora não conseguiram sair, o padeiro que conseguiu sair, já não conseguiu entrar”, adiantou.
Na página oficial do Facebook, o Município de Grândola, informou que a Estrada Nacional (EN261-2), entre Grândola e Melides, continua interditada, assim como a estrada de ligação ao Lousal pelos Faleiros e a estrada para os Mosqueirões, desde o cruzamento da Penha até ao cruzamento da Abela.
Já no Itinerário Complementar (IC1), no sentido Norte–Sul, entre o bairro do Isaías e a rotunda de acesso ao IC33/IP8, registam-se zonas parcialmente submersas, podendo ocorrer condicionamentos à circulação.
Segundo a autarquia, as autoridades procederam ainda a evacuações preventivas na zona das Várzeas, nomeadamente nos Olivais e Hortas, junto à ribeira de Grândola, bem como na zona de Vale Gamito.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Bombeiros, Proteção Civil e Junta de Cercal do Alentejo coordenam fornecimento de água potável à população
24/01/2026