Start Campus SIN01 distinguido como “Projeto Europeu de Centro de Dados do Ano 2025”
O centro de dados Start Campus SIN01 foi distinguido como “Projeto Europeu de Centro de Dados do Ano 2025” nos DatacenterDynamics 2025 Awards, que se realizou em Londres na última semana, num dos mais prestigiados reconhecimentos da indústria nas áreas da inovação, do design e do impacto.
Foto: DR
O prémio reconhece o SIN01 não apenas como uma infraestrutura de referência, mas como a materialização de uma visão ambiciosa de infraestrutura digital sustentável, preparada para responder às exigências da inteligência artificial e a desempenhar um papel determinante no futuro do ecossistema digital europeu.
O centro de dados, instalado em Sines, destaca-se por incluir o primeiro sistema de arrefecimento por água do mar à escala de gigawatt do mundo, um suporte para densidades de IA superiores a 130 kW por rack, uma operação com 100% de energia renovável e uma arquitetura modular e resiliente que define um novo padrão de referência para centros de dados hyperscale na Europa.
Em comunicado, a Start Campus refere que "esta conquista evidencia a solidez da especialização da equipa, as parcerias na indústria — em especial com a Schneider Electric — e o compromisso conjunto com a inovação sustentável".
“Este prémio é um testemunho do talento extraordinário e da dedicação de toda a equipa da Start Campus. Temos muito orgulho no que alcançámos em conjunto e estamos entusiasmados com o futuro que estamos a construir aqui em Sines — uma nova porta de entrada para o crescimento da IA e do digital na Europa”, sublinhou Robert Dunn, diretor executivo da Start Campus.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026