Foto: DR

O comunicado da empresa surge na sequência das declarações de Brad Smith, vice-Presidente e presidente da Microsoft, durante a abertura da Web Summit em Lisboa, na qual anunciou a intenção de investir 10 mil milhões de dólares no data center campus em Sines.

Segundo a empresa, o investimento resulta "das discussões estratégicas entre a Microsoft, a Nscale e a Start Campus para viabilizar infraestruturas de IA e cloud em larga escala na Europa, no SINES Data Campus".

"Estas discussões abrangem a instalação SIN01 já operacional e a próxima fase de desenvolvimento do campus", revelou a empresa, acrescentando que "em momento oportuno" serão anunciados "mais detalhes publicamente, e em coordenação com a Microsoft e a Nscale".

Em outubro, a Microsoft e a Nscale anunciaram ser os primeiros inquilinos do edifício da Start Campus, em Sines, prevendo a instalação de 12.600 processadores de última geração da Nvidia, no Centro de Dados de Sines.

A Start Campus está a construir e a operar o projeto SINES DC, um campus de centros de dados de 1,2 GW em Portugal, criando um dos maiores e mais sustentáveis ecossistemas de dados da Europa com conectividade global líder de mercado.

O SINES DC oferece aos clientes a máxima escolha com soluções chave na mão e personalizadas de energia sob demanda. A oferta avançada da empresa está preparada para IA e responde às necessidades futuras da indústria, integrando tecnologias de refrigeração líquida no seu design flexível e escalável.

Com um valor total de investimento combinado estimado em 8,5 mil milhões de euros, o campus utiliza 100% de energia renovável e visa um PUE (Power Usage Effectiveness) líder na indústria de 1,1 e um WUE (Water Usage Effectiveness) de 0, aproveitando o poder de refrigeração do oceano.

Comente esta notícia


SANTIAGO DO CACÉM
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.