Foto: Ecoalga

A iniciativa é organizada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e pela Câmara Municipal de Sines, com conceção e produção da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) e apoio da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

De acordo com a organização, o evento "pioneiro pretende lançar o debate e a celebração de uma nova fronteira na produção e promoção de vinhos: o envelhecimento subaquático".

Durante dois dias, a cidade de Sines e a aldeia turística de Porto Covo "serão palco de mergulhos para 'pescar' vinho envelhecido, provas comparativas, refeições vínicas com vinhos subaquáticos e conferências com convidados reconhecidos de várias áreas, com o mar como denominador comum".

Além das entidades oficiais e dos jornalistas, a programação conta ainda com a participação de produtores, professores universitários e 'sommeliers', numa agenda intensa que alia ciência, gastronomia, turismo e inovação.

Para o presidente da Entidade Regional de Turismo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, José Santos, "o Alentejo tem todas as condições para continuar a surpreender o mundo" e, este evento,  "é mais uma prova de que sabemos inovar respeitando o território".

É também a prova de  "que conseguimos unir ciência, mar, vinho e turismo de forma única e diferenciadora", apontou.  

Segundo Maria João de Almeida, presidente da APENO, esta iniciativa "alia sustentabilidade, investigação e criatividade, valorizando o nosso mar e os vinhos que nele repousam".

"Este é um marco para o enoturismo português e um sinal claro de que o Alentejo continua na linha da frente da inovação enoturística", realçou.

Por sua vez,  o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, considerou que este encontro "espelha a identidade atlântica do concelho de Sines e mostra de forma inovadora como podemos valorizar este território".

"Sines tem mar, tem história e agora afirma-se também como ponto de encontro para a nova geração de experiências ligadas ao vinho e ao turismo", destacou.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.