Foto: CMSC

"A Santiagro é muito mais do que uma feira, é uma celebração da nossa cultura, do nosso trabalho e do nosso potencial económico. É o reflexo de um setor da economia que continua a ter uma importância determinante, embora às vezes pareça esquecido, no nosso concelho, na nossa região, no nosso país", referiu.

O autarca falava durante a inauguração de mais uma edição da Feira Agropecuária e do Cavalo, que vai decorrer até ao próximo domingo, no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém.

O certame, indicou, "é cada vez mais um veículo de promoção das atividades ligadas ao mundo rural e de promoção do nosso território".

"Por isso, investir na Santiagro é potenciar e valorizar um setor fundamental da nossa economia, é apoiar todos aqueles empresários que diariamente lutam para manter viva a produção agrícola, pecuária e florestal", realçou.

Sobre o "crescimento sustentável" do evento, o autarca disse ser o resultado de uma "estratégia bem definida" pela Câmara de Santiago do Cacém "ao longo de anos".

"Uma estratégia que investiu na diversidade da oferta e na inovação permanente. Uma estratégia pensada para ganhar novos públicos, em particular os mais novos que são o presente e principalmente o futuro desta feira. Uma estratégia que assumiu a Santiagro como algo estruturante para a economia do concelho. Uma estratégia que deu à Santiagro uma dimensão e projeção que a afirma como um dos eventos de cariz agrícola e equestre de maior relevância no Alentejo", reforçou.

Em declarações aos jornalistas, à margem da inauguração, o autarca disse que, além de este ser "o grande evento do concelho", é seguramente "o que tem maior impacto na economia local, maior capacidade de atração de pessoas" e "o que leva o nome de Santiago mais longe".

Em fim de mandato, Álvaro Beijinha, realçou o "legado" que deixa nesta feira e disse esperar que o próximo executivo municipal possa dar continuidade a este trabalho.

"Naturalmente que irá pôr o seu cunho pessoal, as suas próprias ideias, o que é natural, eu também o fiz, embora sem mudar a sua matriz", afirmou.

Para o autarca, "o maior ganho foi de facto que as pessoas do concelho, em particular as de Santiago, identificam esta como a sua feira, independentemente, de quem vier atuar, já sentem a Santiagro e esse é um ganho mais valioso de todos".

"Conseguimo-lo, não está ainda consolidado como gostaríamos por ser algo dinâmico, que é as novas gerações sentirem a Santiagro como a sua feira e o seu grande evento", prosseguiu.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.