Porto de Sines retoma Fórum de Simplificação Portuária
O Porto de Sines recebeu, na passada quinta-feira, uma sessão do Fórum de Simplificação Portuária (FSP), que reuniu os 'stakeholders' da comunidade portuária, congregando entidades públicas e privadas com responsabilidades nos procedimentos portuários e logísticos.

Foto: DR
Esta sessão marcou o relançamento das atividades do FSP, que havia sido interrompido em 2021, reforçando o compromisso coletivo com a inovação, digitalização e sustentabilidade do porto, explicou, em comunicado, a administração portuária.
A abertura da sessão esteve a cargo de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve e presidente do Fórum, que destacou a importância de um trabalho em rede entre todos os intervenientes da cadeia logística.
Durante a sua intervenção, sublinhou que o fórum tem como missão criar sinergias entre a comunidade portuária e promover soluções práticas de modo a otimizar os processos portuários, tornando o Porto de Sines mais eficiente, mais digital, mais seguro e mais competitivo a nível internacional.
Pedro do Ó Ramos realçou ainda o papel essencial do fórum na eliminação de estrangulamentos procedimentais e físicos, tanto do lado do mar como do lado de terra, e na adaptação contínua às exigências legais, tecnológicas e ambientais.
Referiu também a importância de reforçar as ligações ao 'hinterland', seja através da intermodalidade com portos secos mais distantes, seja com o 'hinterland' imediato da Zona Industrial e Logística adjacente ao porto.
Durante a sessão, foi oficializada a constituição de quatro grupos internos de trabalho, que irão atuar em áreas estratégicas em prol do futuro do porto, quer no que diz respeito à agilização operacional, normas e requisitos de segurança, inovação e transformação digital, e descarbonização e sustentabilidade energética.
De realçar ainda o forte empenho demonstrado pelas entidades presentes na retoma dos trabalhos do Fórum, apresentando propostas e mostrando total disponibilidade para colaborar na definição de soluções conjuntas.
O FSP, criado originalmente em 2005, reafirma-se assim como um espaço de diálogo, discussão e modernização dos procedimentos portuários do complexo portuário, industrial e logístico de Sines, num momento decisivo para a projeção e afirmação do posicionamento estratégico do porto, à escala internacional.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025