Foto: APS

Durante a sessão de abertura, Pedro do Ó Ramos, presidente da APS- Administração dos Portos de Sines e do Algarve, salientou que esta conferência prova que "a cooperação é o caminho para alcançar os ambiciosos e exigentes desafios definidos pelo Pacto Ecológico Europeu".

"Neste âmbito, é nosso objetivo não só reforçar a cooperação entre os parceiros dentro de cada projeto, como também incentivar o alinhamento das equipas NEXUS e D2XCEL na promoção de um debate aberto sobre temas cruciais que estão hoje na ordem do dia para as linhas de navegação, logística e transportes", sublinhou.

Para o presidente da APS "não há evolução nem desenvolvimento sem foco e ousadia. É parte do ADN de Sines ousar tentar e continuaremos a ir mais além, promovendo parcerias estratégicas com aqueles que partilhem a nossa visão de um setor portuário e logístico verde, sustentável e competitivo".

Organizado pela APS, entidade líder da Agenda NEXUS, em colaboração com o programa europeu D2XCEL, apoiado pelo Conselho Europeu da Inovação, o evento reúne duas das mais robustas iniciativas europeias dedicadas à transformação digital e verde nos transportes, à inovação portuária e à criação de ecossistemas colaborativos entre indústria, 'startups', ciência e investidores.

Esta conferência decorre num contexto global marcado por desafios cada vez mais complexos, com os portos e as cadeias logísticas a enfrentarem pressões derivadas de instabilidade geopolítica, desastres naturais e impactos das alterações climáticas, bem como da experiência recente de pandemias que revelaram fragilidades na capacidade global de resposta.

Ao mesmo tempo, entram em vigor regulamentações cada vez mais exigentes em matéria de sustentabilidade, que requerem a modernização de infraestruturas, novos modelos energéticos e digitalização avançada. O setor lida ainda com riscos crescentes de cibersegurança, escassez de mão-de-obra qualificada e infraestruturas envelhecidas ou desadequadas para os requisitos da transição energética e digital. É neste cenário que NEXUS e D2XCEL assumem relevância central, oferecendo uma plataforma internacional de colaboração e partilha de soluções.

Este evento junta autoridades portuárias líderes, empresas de transporte e logística, especialistas em cibersegurança, universidades, 'startups' e investidores para apresentar inovações concretas, resultados de investigação académica, casos reais de implementação e novas tecnologias aplicáveis ao setor. Os debates incidirão sobre digitalização e inteligência artificial ao serviço da eficiência logística, cibersegurança e resiliência portuária, descarbonização das cadeias de abastecimento marítima e terrestre e infraestruturas sustentáveis orientadas para o futuro.

O programa integra ainda visitas técnicas, sessões paralelas de disseminação científica, apresentações de empreendedores e múltiplos momentos de 'networking' orientados para a criação de novas oportunidades de colaboração.

Com esta conferência, o Porto de Sines reforça o seu papel como 'hub' estratégico de inovação portuária, energética e logística, afirmando-se como polo europeu de experimentação, desenvolvimento e adoção de soluções tecnológicas sustentáveis. A APS consolida igualmente o papel da Agenda NEXUS na promoção e modernização do setor, aproximando Portugal das redes internacionais de inovação.

Coordenada pela APS, a Agenda NEXUS é composta por 35 parceiros, desenvolvendo 28 produtos e serviços inovadores que visam fortalecer a competitividade, eficiência e a sustentabilidade do setor portuário e multimodal português.

Já o programa D2XCEL agrega mais de 100 'startups' e 'scale-ups' e mais de duzentos 'stakeholders' e investidores internacionais, formando um ambiente pan-europeu de aceleração tecnológica.

Comente esta notícia


SANTIAGO DO CACÉM
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.