Foto: APS

“A nossa estratégia assenta muito no crescimento do porto de Sines nos próximos anos”, afirmou o presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

José Luís Cacho reconheceu que os resultados obtidos em 2024 resultam “de um grande trabalho” que foi feito, nos últimos anos, pelo porto de Sines.

“Resulta de um grande trabalho, de um grande empenho e de uma grande estratégia”, reforçou o responsável, acrescentando que este crescimento “é bom para o país” e para a região.

Apesar de reconhecer o “cenário difícil” que o setor portuário enfrenta, devido a fatores como “a guerra na Ucrânia” e a “instabilidade internacional”, José Luís Cacho mostra-se convicto de que o porto de Sines vai conseguir “duplicar” os atuais resultados nos próximos anos.

“Toda esta instabilidade internacional não ajuda de facto a crescer, mas mesmo assim conseguimos crescer bastante [em 2024] cerca de 16% e, nos próximos anos, acredito que vamos conseguir atingir todos os objetivos que desenhamos para o crescimento do porto de Sines”, ou seja “duplicar o que fazemos hoje”, sublinhou.

Para o presidente da administração portuária, estes bons resultados permitem ao porto de Sines estar “em cenário de concorrência” com os portos espanhóis.

“A nossa concorrência resume-se, de facto, a um contexto ibérico, um contexto muito forte, especialmente, os portos onde se faz o 'transhipment' como Algeciras, Valência e Barcelona e, com a concorrência temos de ser melhores, mais eficientes e temos de ter custos mais competitivos”, argumentou.

Os portos espanhóis “fazem o trabalho de casa deles, nós fazemos o nosso e estamos a conseguir atingir os nossos objetivos e estar em cenário de concorrência, que também é saudável para a nossa economia, a economia de Espanha e a economia ibérica”, concluiu.

O porto alentejano registou, no segmento da carga contentorizada, “um crescimento homólogo sustentado de 16%, a que correspondeu uma movimentação de 1,9 milhões de TEUs” medida de contentores em que um TEU corresponde a um contentor de 20 pés.

Já no que diz respeito ao volume de carga movimentada, em 2024, o porto de Sines “registou 47,8 milhões de toneladas, 11% mais que o total registado em 2023”, indicou.

Segundo a administração portuária, o Terminal de Contentores lidera “os índices de movimentação com 23 milhões de toneladas, seguindo-se o Terminal de Granéis Líquidos com 20,8 milhões de toneladas”.

Nos últimos dez anos, entre 2014 e 2024, o Terminal de Contentores de Sines “tem vindo a crescer de forma sustentada”, com “uma variação positiva de 14,7%”.

A expansão deste terminal, que está prevista decorrer até 2028, “dotará o Porto de Sines de uma capacidade instalada de 4,1 milhões de TEUs”, assinalou. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.