Parque Eólico das Cachenas nos concelhos de Odemira, Sines e Santiago do Cacém em consulta pública
O projeto do Parque Eólico das Cachenas, destinado a fornecer energia renovável à Unidade de Produção de Hidrogénio Verde da Galp, o GalpH2Park, localizada na Zona Industrial e Logística de Sines, entrou em consulta pública.
Foto: DR
O processo de licenciamento ambiental está a decorrer desde terça-feira tendo a empresa apresentado à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), uma Proposta de Definição de Âmbito (PDA) do Estudo de Impacte Ambiental (EIA), cuja consulta pública decorre até ao dia 14 de janeiro de 2026, no portal Participa.
Esta fase do processo permite que cidadãos, associações e entidades locais dos concelhos de Odemira, Sines e Santiago do Cacém apresentem sugestões e preocupações sobre os aspetos ambientais que deverão ser analisados com maior detalhe no futuro EIA, nomeadamente em matérias como biodiversidade, paisagem, ruído, ordenamento do território e proximidade a áreas classificadas.
O promotor do projeto é a Petrogal, S.A., sendo a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) a entidade licenciadora e a APA a autoridade de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA).
O projeto localiza-se maioritariamente em áreas rurais destes três concelhos e inclui a instalação de 19 aerogeradores com uma potência total de 129,2 MW, a construção de acessos, uma subestação elétrica e uma linha elétrica de 150 kV para ligação à unidade de produção de hidrogénio verde da Galp, em Sines.
De acordo com o promotor, parte da área em estudo abrange zonas ambientalmente sensíveis, como a Zona Especial de Conservação da Costa Sudoeste, razão pela qual a avaliação ambiental assume especial relevância.
A consulta pública decorre no âmbito da legislação de AIA e constitui um momento-chave para garantir a participação pública e a transparência, antes da definição final do âmbito dos estudos ambientais a desenvolver.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026