O evento, promovido pelo Município de Santiago do Cacém, vai contar com uma dezena de atividades, distribuídas pelos meses de outubro e novembro, com o objetivo de estimular o “gosto pelos livros e a leitura”.

O programa abre com “Este sábado é teu!”, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, e ao longo das semanas inclui oficinas para famílias, como “O Jardim Secreto”, e propostas para bebés, como a performance interativa “Devaneios Poéticos de um Bebé”.

Os encontros com escritores ocupam lugar central, trazendo às bibliotecas municipais de Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André nomes como Francisco Moita Flores, Lídia Jorge, Mário Augusto e Luísa Sobral.

A 18 de outubro terá lugar a apresentação da obra vencedora da 15.ª edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, atribuída a Eduardo Palaio, com o pseudónimo Joachim Guerra.

O evento estende-se às escolas do concelho, com iniciativas como “Hora do Conto” para alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, e o ciclo “Viver com a Escrita”, que leva autores como Raquel Costa, Inês Barata Raposo e Telma Tvon ao contacto direto com estudantes do 2.º ciclo ao secundário.

A “Rota por Cerromaior” desafia ainda jovens do ensino secundário a descobrir a cidade através da obra de Manuel da Fonseca.

O “Outono Literário” abre espaço também à música, com o concerto do grupo Campaniça Trio, e às artes visuais, através das exposições “Alquimia de Papel”, de Maya Mitten, e “Na cor de cada coisa”, de Sara Malafaia, patentes até 29 de novembro nas bibliotecas municipais.

O ciclo encerra nesse mesmo dia com o jantar literário “Vinho a Nós”, destinado ao público em geral e à comunidade imigrante, celebrando a literatura como elo de partilha cultural e social.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.