Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Santo André com um total de 12 candidaturas
A 1.ª edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), promovido pela Junta de Freguesia de Santo André, e que terá um financiamento de quatro mil euros, recebeu um total de 12 candidaturas, foi hoje revelado.

Foto: DR
O presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, revelou que o número de propostas apresentadas surpreendeu o executivo.
“Tivemos um total de 12 candidaturas, o que para nós foi altamente surpreendente, estávamos à espera de menos, mas a verdade é que temos projetos muito interessantes que foram candidatos”, avançou.
O autarca reconheceu que, apesar de se tratar da 1.ª edição desta iniciativa, a verba de 3 mil euros “é limitada”, acrescentando que é intenção do executivo aumentar o valor para os 4 mil euros.
“Inicialmente tínhamos falado em três mil euros, mas vamos conseguir chegar aos quatro mil euros, apesar de isso não estar em regulamento, mas vamos fazê-lo, porque acabou por transitar de um orçamento para o outro e vamos conseguir lá chegar”, afirmou.
O período de candidaturas do OPJ terminou no passado dia 14 de fevereiro, sendo a iniciativa dirigida a jovens, entre os 15 e os 30 anos, que estudem, residam, ou trabalhem em Santo André.
Além de sublinhar a “criatividade e as surpresas” das propostas apresentadas no OPJ, o autarca realçou a “qualidade” dos jovens que responderam ao desafio.
“Os nossos jovens têm uma qualidade imensa e muitas vezes é preciso puxar por eles para pô-los a trabalhar pela comunidade, a serem parte das soluções para que não estejamos fechados em gabinetes a achar que estamos a fazer um grande trabalho para os jovens quando às vezes estamos a passar ao lado daquilo que eles queriam realmente”, considerou.
Com esta iniciativa, a Junta de Santo André procura incentivar “os mais novos a terem uma voz ativa e um papel decisivo na evolução da sua freguesia”.
“Fundamentalmente é dar voz aos jovens, é estar perto deles e sentir aquilo que faz falta na sua ótica e foi essa a pergunta que fomos fazer, por exemplo, às escolas”, explicou.
Segue-se agora a constituição de uma comissão de análise para posterior apresentação dos projetos candidatos e votação da proposta vencedora do OPJ.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025