Mostra de emprego e formação de Sines "tem sofrido crescimento significativo"
Sines recebe até amanhã (16 de maio), a 3.ª edição da (In)Forma, mostra dedicada à educação, formação e ao emprego, organizada pela Câmara Municipal de Sines e pelo Sines Tecnopolo. A iniciativa que se realiza na Academia das Energias, na Zona Industrial de Sines, tem como objetivo dar a conhecer ofertas formativas e desenvolver ferramentas [...]
Sines recebe até amanhã (16 de maio), a 3.ª edição da (In)Forma, mostra dedicada à educação, formação e ao emprego, organizada pela Câmara Municipal de Sines e pelo Sines Tecnopolo.

A iniciativa que se realiza na Academia das Energias, na Zona Industrial de Sines, tem como objetivo dar a conhecer ofertas formativas e desenvolver ferramentas para jovens e preparar para o mercado laborar todas as pessoas à procura de emprego.
Na opinião de Marta Oliveira, responsável do Sines Tecnopolo, o certame “tem sofrido um crescimento significativo” desde a primeira edição.
“Tem crescido imenso e já é um sucesso porque esta mostra está direcionada para os nossos jovens e tem como objetivo divulgar todas as ofertas formativas da região e dotar os jovens de ferramentas essenciais para a sua integração no mercado de trabalho”, sublinhou.
E ofertas de emprego, nas áreas da industria, turismo e náutica, não vão faltar durante os dois dias para quem visitar o evento.
"O nosso mercado está em constante mudança e, neste momento, as ofertas de emprego estão muito direcionadas para as áreas da industria, turismo e do mar que tem sido uma das áreas de grande destaque e aproveitamos este evento para mostrar aos jovens que há muito futuro no mar", explicou a responsável.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Sines, Fernando Ramos, o certame “veio para ficar” sendo “uma oportunidade para divulgar as ofertas formativas e de emprego” existentes na região numa altura em que muitos jovens começam a tomar decisões sobre o seu percurso de vida.
"Esta a terminar mais um ano letivo e muitas decisões têm de ser tomadas, seja para quem está a terminar o 9.º ano e tem de fazer escolhas para o secundário ou para quem está a pensar no seu percurso académico ou cursos profissionais. Conhecer mais significa tomar melhores decisões e esse é o grande objetivo deste evento", realçou.
Uma das novidades deste ano foi a Feira de Acesso ao Ensino Superior, que se realizou nas instalações da Escola Secundária Poeta Al Berto, em Sines. "Sabemos que nunca é fácil atrair os jovens para este tipo de eventos, com muita informação, e por isso decidimos ir até junto dos jovens e verifiquei que a iniciativa foi bem acolhida", concluiu.
Esta quarta-feira, o dia de atividades começou, às 10:00, com a sessão de abertura da mostra, seguindo-se a apresentação do projeto Escola Virtual - Porto Editora, para pais e filhos, e demonstrações de cozinha ao vivo, pela Escola Profissional de Odemira.
A tarde é dedicada a um workshop sobre entrevistas de emprego pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional e uma sessão de apresentação sobre oportunidades noutros países, pela Rede Eures + Centro Europe Direct e, uma mesa redonda sobre casos profissionais de sucesso.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026