Morreu Ramiro Beja antigo presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém
O antigo presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Ramiro Beja, morreu hoje, aos 82 anos, divulgou o município que, além de manifestar o seu profundo pesar pela morte do ex-autarca, decretou três dias de luto.
Foto: CMSC
Ramiro Beja liderou o município durante três mandatos consecutivos, entre 1989 e 2001, período em que assumiu um papel determinante no desenvolvimento local.
Ao longo do seu percurso autárquico, desempenhou também funções como presidente da Assembleia Municipal de Santiago do Cacém (2009-2012), vereador da Câmara Municipal (1985-1989) e presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Cacém (1982-1985).
Teve ainda intervenção relevante a nível intermunicipal, enquanto presidente da Assembleia Intermunicipal da AMAGRA – Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão Regional do Ambiente e da Assembleia- Geral da AMBILITAL – Investimentos Ambientais no Alentejo, E.I.M. Em 2009, foi distinguido com a Medalha de Honra Municipal, atribuída pela Câmara Municipal, em reconhecimento pelo seu contributo para o concelho.
Natural de Santiago do Cacém, onde nasceu a 17 de abril de 1943, iniciou o seu percurso de serviço público em 1969, ao ingressar como voluntário e motorista assalariado no Corpo de Bombeiros Voluntários de Santiago do Cacém. Em 1974, prosseguiu atividade profissional na empresa de transportes João Cândido Belo.
Ao longo da sua vida esteve também ligado ao movimento sindical, como Delegado Sindical, membro da Direção do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Distrito de Setúbal e membro da Comissão Central dos Trabalhadores da Rodoviária Nacional.
Entre 1982 e 1985 presidiu à Direção da Cooperativa de Habitação Económica “Alegria do Povo” e foi ainda presidente da Assembleia- Geral do União Sport Club.
Foi igualmente agraciado pela Liga de Bombeiros Portugueses com a Medalha de Serviços Distintos, Grau de Ouro, na qualidade de presidente da Câmara Municipal, por proposta dos Bombeiros Voluntários de Santiago do Cacém.
O executivo da Câmara Municipal decretou três dias de luto municipal, decisão que contou com o consenso da oposição, como homenagem ao legado de dedicação à causa pública deixado por Ramiro Beja.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
Aldeia do Lousal isolada devido à subida do nível da água da ribeira da Corona (c/áudio)
04/02/2026
Várias estradas do concelho de Santiago do Cacém cortadas devido ao mau tempo
04/02/2026
Aluimento de terras encerra caminho municipal que liga São Torpes a Porto Covo
09/02/2026
Santiago do Cacém encerra todas as escolas devido à tempestade Leonardo
04/02/2026