Ministro da Economia diz que investimento da CALB em Sines coloca Portugal na linha da frente das novas tecnologias
O ministro da Economia, Pedro Reis, disse hoje que o projeto da fábrica de baterias de lítio previsto para Sines coloca a economia portuguesa na linha da frente das novas tecnologias de armazenamento e no coração da reindustrialização estratégica europeia.
Foto: DR
Em declarações aos jornalistas, à margem da cerimónia de lançamento do projeto da fabricante chinesa CALB, o governante considerou que este investimento de 2 mil milhões de euros é prioritário.
“Num momento em que a Europa tem projetos para acelerar a inovação do que diz que precisa de fazer a reindustrialização, é com projetos destes que se responde no concreto. Estamos a falar de um investimento de 2 mil milhões, que vai criar 1.800 postos de trabalho diretos do que na velocidade de cruzeiro vai produzir um volume de negócios de 1.600 milhões toda ela basicamente vocacionada para a exportação”, frisou.
Este investimento, que foi reconhecido como Projeto de Interesse Nacional (PIN), contribuirá para o futuro da energia verde no país e colocará Portugal na vanguarda da produção de baterias para veículos elétricos na Europa e sistemas de armazenamento de energia (BESS).
Para o governante, “este é daqueles big bang de investimento que de vez em quando acontecem do que neste momento então é tremendamente importante, não só por aquilo que faz acontecer, como pelo que sinaliza a outros setores”.
Assim que estiver operacional, a fábrica de última geração de baterias de lítio em Sines terá capacidade de produção de 15 GWh de armazenamento de energia.
A CALB prevê que a fábrica esteja totalmente operacional em 2028, com o início da construção programado ainda para este ano de 2025.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026