Foto: DR

"Decidimos já avançar com a nova dessalinizadora para a área de Sines, isto quando decorreram já muitas obras, estando outras a serem iniciadas, nomeadamente a dessalinizadora de Albufeira" cujas obras arrancam a meio de novembro, afirmou.

A ministra falava no debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2026 na Assembleia da República.

"Temos ainda um novo modelo de gestão da água nas zonas de grande procura como é o caso de Sines em que é considerada a água doce, a água reutilizada, água salgada e a água dessalinizada", acrescentou.

Em fevereiro deste ano, o Governo atribuiu à Águas de Santo André (AdSA) a gestão integrada das várias origens no fornecimento de água urbana e industrial, incluindo salina, na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

Num comunicado conjunto, os ministérios do Ambiente e Energia, da Economia e das Infraestruturas e Habitação referem que a AdSA, empresa do Grupo Águas de Portugal, passará a gerir, num “modelo de operador único”, as várias origens de água na ZILS.

Deste modo, a empresa que já era concessionária do sistema de abastecimento, saneamento e processamento dos resíduos industriais”, naquela que é considerada a maior zona industrial e logística da Península Ibérica, passará também “a gerir as origens de água não convencionais”.

Segundo o Governo, a operação “permite gerir de forma integrada e racional as várias origens de água disponíveis (salina, doce e reutilizada) em função das necessidades quantitativas e qualitativas da procura industrial, quer se destinem aos processos de arrefecimento ou de incorporação no processo produtivo”. 

Comente esta notícia


SANTIAGO DO CACÉM
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.