ISAAC Furtado, do EPPC em Grândola, vence concurso nacional de Escrita Criativa Inter-Prisões
No âmbito das comemorações do V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, que decorrem até 10 de junho de 2026, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) promoveu, em parceria com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o concurso de escrita criativa de 2025.

Foto: DR
A iniciativa, desenvolvida ao abrigo do protocolo celebrado entre os Ministérios da Justiça e da Cultura, e inserida no programa “Leitura sem Fronteiras”, desafiou os participantes a inspirarem-se no mote “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”.
Na categoria de Estabelecimentos Prisionais, o primeiro prémio foi atribuído a Isaac Furtado, do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, em Grândola, com o texto "Meu Caro Luís". O júri destacou a força expressiva do trabalho que revela que a temática proposta foi compreendida, integrada e trabalhada com criatividade, originalidade e qualidade literária.
A Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola integrou o conjunto de 41 Bibliotecas Municipais da área geográfica dos estabelecimentos prisionais e dos centros educacionais, convidadas pela DGLB a participarem como representantes no júri local, na primeira fase de seleção dos trabalhos. Numa segunda etapa, os trabalhos finalistas foram submetidos à apreciação de um Júri Nacional, composto por profissionais da DGRSP e da DGLAB, que determinou a classificação final.
Isaac Furtado (pseudónimo) é utilizador da Biblioteca Itinerante de Grândola e participa no projeto "Livros em Cadeia" que apresenta duas vertentes: Mediação de Leitura – contexto sala de formação dentro do Estabelecimento Prisional e Troca de Livros – com reclusos em regime aberto.
O concurso reuniu um total de 90 trabalhos, 78 provenientes de estabelecimentos prisionais e 12 de centros educativos.
A iniciativa reforça o papel da leitura e da escrita como ferramentas de expressão e reintegração social, dando voz a reclusos e jovens e aproximando-os da herança literária de Camões, figura maior da língua e cultura portuguesas.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025