IP avança com requalificação da Estrada Nacional 120 - autarquia (c/áudio)
A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) consignou, no final de novembro, duas empreitadas de conservação corretiva do pavimento da Estrada Nacional (EN) 120, concelho de Santiago do Cacém, um investimento superior a 1,8 milhões de euros, divulgou hoje o município.
Foto: CMSC
De acordo com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, em comunicado, a IP informou sobre o arranque destas intervenções que visam melhorar as condições de segurança e circulação rodoviária nos troços entre Cruz de João Mendes e o Cruzamento de Ermidas-Sado e entre Grândola e Cruz de João Mendes.
Ambas as empreitadas, cujos projetos foram elaborados pela IP, têm um prazo de execução de 90 dias.
Entre a Cruz de João Mendes e o Cruzamento de Ermidas-Sado será intervencionado o troço entre os quilómetros 36 e 290 e 44 e 730. No que respeita à via entre Grândola e Cruz de João Mendes estão previstas obras entre os quilómetros 23 e 200 e 36 e 290.
Segundo a autarquia, as obras incluem trabalhos de conservação corrente do pavimento, com intervenções de caráter curativo e preventivo, bem como a renovação da sinalização horizontal, medidas consideradas essenciais para reforçar a segurança rodoviária nos troços intervencionados.
De acordo com o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Bruno Gonçalves Pereira, a execução destas duas empreitadas estava prevista para mais tarde, mas após insistência da autarquia junto da IP será antecipada.
“Insistimos com a IP, uma vez que a obra da autoestrada no troço da A26, entre as Relvas Verdes e o Roncão, está quase concluída e terminado este período mais crítico se possa avançar com os trabalhos”, afirmou.
Ainda segundo o autarca, "futuramente serão lançadas as empreitadas, por parte da IP, para a execução do troço da A26 entre Roncão e Grândola-Norte para ligação à A2".
No que respeita a ligação entre Santiago do Cacém e Cercal do Alentejo, também na EN120, Bruno Gonçalves Pereira assegurou que ”ainda não há data prevista para o lançamento das empreitadas que irão constituir os lotes III, IV e V".
"Este lanço de estrada já apresenta deterioração provocada sobretudo pela passagem de pesados”, salientou.
Encontra-se também em negociação, entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a IP, a construção da uma variante sul à cidade de Santiago do Cacém.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026