Governo destina 5 milhões de euros para empresas e projetos turísticos afetados pelos incêndios
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviço, Nuno Fazenda, lançou hoje, no concelho de Odemira, duas linhas de apoio financeiro, destinadas aos concelhos de Odemira, Aljezur, Monchique, Proença-a-Nova e Castelo Branco, que pretendem dar resposta às empresas do turismo e à promoção e valorização turística dos territórios, devido aos incêndios florestais de agosto [...]
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviço, Nuno Fazenda, lançou hoje, no concelho de Odemira, duas linhas de apoio financeiro, destinadas aos concelhos de Odemira, Aljezur, Monchique, Proença-a-Nova e Castelo Branco, que pretendem dar resposta às empresas do turismo e à promoção e valorização turística dos territórios, devido aos incêndios florestais de agosto deste ano.

De acordo com o Governo, através da Linha Regenerar Empresas do Turismo – Incêndios 2023, serão disponibilizados três milhões de euros para apoiar as empresas do turismo na recuperação e reabilitação dos ativos atingidos pelos incêndios.
"Esta linha está disponível para todas as empresas de turismo localizadas nos territórios impactados, com o limite máximo de 400 mil euros por projeto e uma taxa de comparticipação de 90% podendo ter apenas a natureza de fundo perdido até aos 200 mil euros ou apresentar uma dimensão compósita entre fundo perdido e incentivo reembolsável, à taxa zero, em montantes superiores aos 200 mil euros", refere, em comunicado, o Ministério da Economia.
Já a Linha Regenerar Territórios – Incêndios 2023, disponibiliza dois milhões de euros, para apoiar projetos de estruturação de produtos turísticos e de promoção turística.
Esta linha dirige-se a entidades públicas e entidades privadas sem fins lucrativos com o limite máximo absoluto de 400 mil euros por projeto, a fundo perdido, com uma taxa de comparticipação de 90%.
Os procedimentos de apresentação de candidaturas a estas linhas de apoio ocorrem mediante formalização junto do Turismo de Portugal.
Foi, também, assinado um protocolo entre as Entidades Regionais de Turismo do Alentejo e do Algarve para uma campanha conjunta de promoção turística dedicada ao mercado interno e externo do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Para o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, "depois de termos estado no terreno, no rescaldo do incêndio de agosto de 2023, a ouvir as empresas e as instituições, concretizamos agora duas linhas de apoio que respondem às necessidades dos empresários e do território. Estamos, assim, em proximidade, a concretizar e a apoiar a promoção turística de uma das mais belas regiões do nosso país."
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026