Foto: DR

Rádio M24: Quem é o candidato e qual o seu percurso?

Luís Santos: Luis Santos, 51 anos, empresário, natural de Santiago do Cacém, residi em Deixa- o-Resto até aos 8 anos e desde aí em Vila Nova de Santo André. Sou Vereador da Câmara Municipal de Santiago do Cacém desde 2017 e membro da Comissão de Acompanhamento das Bolsas de Estudo, desde 2021. Desempenhei o cargo de presidente do União Sport Club, clube pelo qual me sagrei campeão distrital de juniores em futebol, fui ainda membro da direção do Estrela de Santo André e atualmente membro da direção da Casa do Benfica em Santiago do Cacém.

Qual considera ser a principal necessidade da sua freguesia e a prioridade do seu programa?

São várias as principais necessidades da freguesia de Santo André, destaco desde logo a habitação, muitas famílias, trabalhadores e jovens não conseguem fixar-se aqui por falta de oferta. Sendo a Câmara Municipal proprietária da quase totalidade dos terrenos em Vila Nova de Santo André, a junta de freguesia deve trabalhar com a Câmara no sentido de criar condições para novos projetos habitacionais. Não posso deixar de mencionar ainda a ausência de um espaço dedicado à cultura e a falta de aproveitamento turístico da nossa costa, dois temas que podem e devem ser eixos do desenvolvimento económico da freguesia, juntamente com o aumento da oferta de habitação.

Que medida concreta implementaria no primeiro ano de mandato?

Há várias medidas que considero urgentes, nomeadamente todas as que permitam concretizar os objetivos identificados anteriormente, habitação, cultura e turismo. Devemos também encetar imediatamente conversações com a Câmara para a transferência de mais competências e meios, em especial na manutenção do espaço publico, queremos resolver problemas como o Parque Central, que pretendemos transformar num verdadeiro polo de vida social e cultural, trazendo os eventos para o interior do parque em vez de cortar a avenida adjacente.

Como pretende envolver os cidadãos na gestão da Junta de Freguesia?

Uma das formas de envolver os cidadãos na gestão da junta é através de orçamentos participativos. Pretendemos também desenvolver uma aplicação móvel que permita a cada cidadão facilmente reportar os problemas que vai identificando. É muito importante estar regularmente presente em todas as zonas da freguesia e ouvir as pessoas, mas não basta ouvir, é fundamental garantir que as suas reivindicações são atendidas e os problemas resolvidos de forma célere.

Que mensagem gostaria de deixar aos eleitores da sua freguesia?

O crescimento e consequente desenvolvimento da freguesia de Santo André tem sido deliberadamente travado ao longo dos anos por uma questão de sobrevivência política do PCP, é hora de mudar de rumo e dar uma nova vida a Santo André. Assumirei essa responsabilidade com o entusiasmo de quem tem uma enorme ambição coletiva para a sua terra. Santo André tem características e potencialidades para ser uma terra de oportunidades, na qual os habitantes sintam orgulho e onde as novas gerações queiram construir o seu futuro.


Comente esta notícia

Para além da proposta base de todos os candidatos (vamos resolver o problema da habitação), saliento e subscrevo algumas palavras proferidas que definem as últimas décadas de V.N. de Santo André: precisamos de desenvolvimento......travado pelo PCP!

Fernando Ramos

03/10/2025

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.