ENTREVISTA| Candidato do PS, Ricardo Cruz, quer mais habitação, emprego e oferta escolar em Alvalade
O candidato do PS à Junta de Freguesia de Alvalade, Ricardo Cruz, que se recandidata a mais um mandato nestas eleições autárquicas, apontou a habitação como grande prioridade e aposta na criação de mais emprego e no reforço da oferta escolar.
Foto: DR
Rádio M24: Quem é o candidato e qual o seu percurso?
Ricardo Cruz: Sou funcionário da Casa do Povo de Alvalade desde os 15 anos de idade, exercendo atualmente a função de encarregado. Ao longo dos anos acumulei, por diversas vezes, com as minhas funções laborais, responsabilidades diretivas na mesma instituição, nomeadamente como vice-presidente. Para além, disso tive sempre uma participação muito ativa junto das nossas coletividades, como voluntário.
Desde 2017 sou presidente da junta, tendo abraçado o meu desejo de servir a causa pública, ao aceitar o convite, como independente, na lista do Partido Socialista.
Ao longo destes dois mandatos, com uma equipa coesa, dei o melhor de mim, com abnegação, com espírito de sacrifício e disponibilidade, centrando o foco nas pessoas, nas suas necessidades e na melhoria da sua qualidade de vida.
Qual considera ser a principal necessidade da sua freguesia e a prioridade do seu programa?
Digamos que aquilo que consideramos ser a grande prioridade da nossa freguesia não depende só de nós. Passa pela criação de novos projetos e soluções de habitação com vista a fixar pessoas e jovens e o aumento/criação de uma Z.I.L [Zona de Indústria Ligeira] que possa atrair mais empregos. Paralelamente reforçar a oferta escolar e o apoio às famílias. Na parte que nos toca, dar foco às nossas responsabilidades sendo as nossas prioridades: a manutenção e criação de novos espaços públicos e zonas verdes; conservação do património; a higiene urbana; a promoção de atividade para as nossas crianças, jovens e idosos, quando necessário, em parceria com as entidades locais;
Que medida concreta implementaria no primeiro ano de mandato?
Ao longo destes últimos oito anos já conseguimos atingir alguns dos principais objetivos a que nos propusemos, nomeadamente a melhoria do espaço público e edifícios, a limpeza urbana e a requalificação de zonas verdes. O nosso maior desafio é melhorar ainda mais e, adicionalmente, proceder à instalação de novos equipamentos, como será, um novo parque infantil para as crianças mais pequenas e um campo de Padel para enriquecer o parque desportivo de Alvalade.
Como pretende envolver os cidadãos na gestão da Junta de Freguesia?
A participação dos cidadãos passa acima de tudo por um conceito de proximidade, que não se limita a um slogan, mas a uma atitude traduzida em realidade. Essa participação é feita no dia-a-dia, nas ruas e no associativismo vibrante da nossa freguesia com o qual temos e pretendemos manter uma ligação muito forte. Em áreas não preenchidas ou com ‘deficit’ de atenção temos como intenção lançar desafios a grupos informais de jovens e cidadãos para criação de novas atividades culturais e recreativas.
Que mensagem gostaria de deixar aos eleitores da sua freguesia?
Os Alvaladenses conhecem o meu trabalho e do executivo a que presidi nos últimos oito anos. Em 2017 propusemos aos Alvaladense “Mudar para Melhorar” e posso dizer - com convicção - que cumprimos. Ao fim de dois mandatos, já não são as palavras que contam, mas sim o trabalho que ficou à vista e que marcou pela diferença. No dia a dia, no contacto com os Alvaladenses, sentimos que o nosso trabalho foi reconhecido, o que nos enche de orgulho e nos dá alento para avançar para mais um mandato. Conto com todos
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026