Foto: DR

Rádio M24: Quem é o candidato e qual o seu percurso?

Ricardo Cruz: Sou funcionário da Casa do Povo de Alvalade desde os 15 anos de idade, exercendo atualmente a função de encarregado. Ao longo dos anos acumulei, por diversas vezes, com as minhas funções laborais, responsabilidades diretivas na mesma instituição, nomeadamente como vice-presidente. Para além, disso tive sempre uma participação muito ativa junto das nossas coletividades, como voluntário.

Desde 2017 sou presidente da junta, tendo abraçado o meu desejo de servir a causa pública, ao aceitar o convite, como independente, na lista do Partido Socialista.

Ao longo destes dois mandatos, com uma equipa coesa, dei o melhor de mim, com abnegação, com espírito de sacrifício e disponibilidade, centrando o foco nas pessoas, nas suas necessidades e na melhoria da sua qualidade de vida.

Qual considera ser a principal necessidade da sua freguesia e a prioridade do seu programa?

Digamos que aquilo que consideramos ser a grande prioridade da nossa freguesia não depende só de nós. Passa pela criação de novos projetos e soluções de habitação com vista a fixar pessoas e jovens e o aumento/criação de uma Z.I.L [Zona de Indústria Ligeira] que possa atrair mais empregos. Paralelamente reforçar a oferta escolar e o apoio às famílias. Na parte que nos toca, dar foco às nossas responsabilidades sendo as nossas prioridades: a manutenção e criação de novos espaços públicos e zonas verdes; conservação do património; a higiene urbana; a promoção de atividade para as nossas crianças, jovens e idosos, quando necessário, em parceria com as entidades locais;

Que medida concreta implementaria no primeiro ano de mandato?

Ao longo destes últimos oito anos já conseguimos atingir alguns dos principais objetivos a que nos propusemos, nomeadamente a melhoria do espaço público e edifícios, a limpeza urbana e a requalificação de zonas verdes. O nosso maior desafio é melhorar ainda mais e, adicionalmente, proceder à instalação de novos equipamentos, como será, um novo parque infantil para as crianças mais pequenas e um campo de Padel para enriquecer o parque desportivo de Alvalade.

Como pretende envolver os cidadãos na gestão da Junta de Freguesia?

A participação dos cidadãos passa acima de tudo por um conceito de proximidade, que não se limita a um slogan, mas a uma atitude traduzida em realidade. Essa participação é feita no dia-a-dia, nas ruas e no associativismo vibrante da nossa freguesia com o qual temos e pretendemos manter uma ligação muito forte. Em áreas não preenchidas ou com ‘deficit’ de atenção temos como intenção lançar desafios a grupos informais de jovens e cidadãos para criação de novas atividades culturais e recreativas.

Que mensagem gostaria de deixar aos eleitores da sua freguesia?

Os Alvaladenses conhecem o meu trabalho e do executivo a que presidi nos últimos oito anos. Em 2017 propusemos aos Alvaladense “Mudar para Melhorar” e posso dizer - com convicção - que cumprimos. Ao fim de dois mandatos, já não são as palavras que contam, mas sim o trabalho que ficou à vista e que marcou pela diferença. No dia a dia, no contacto com os Alvaladenses, sentimos que o nosso trabalho foi reconhecido, o que nos enche de orgulho e nos dá alento para avançar para mais um mandato. Conto com todos


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.