ENTREVISTA| Ana Luísa Avilez (BE/PAN/Livre) prioriza cultura, acessibilidades e combate ao isolamento em São Domingos
A candidata da coligação BE/PAN e Livre, Ana Luísa Avilez, à Junta de Freguesia de São Domingos nestas eleições autárquicas promete combater o isolamento, as megacentrais e dá prioridade à cultura e à melhoria das acessibilidades.

Foto: DR
Rádio M24:Quem é a candidata e qual o seu percurso?
Ana Luísa Avilez: Nasci em Cascais, local onde vivi e estudei, até ir para a universidade em Évora, onde estudei Design e me apaixonei pelo Alentejo. Nos anos que se seguiram vivi na Austrália onde aprendi sobre sustentabilidade e permacultura. Voltei a Portugal, seguindo o sonho de voltar ao Alentejo escolhendo São Domingos como destino, local onde vivo com a minha família e tento levar uma vida em torno de práticas sustentáveis e equilibradas considerando a realidade da região.
É a primeira vez que me candidato a um cargo público e estou determinada em colocar ao serviço da população o meu conhecimento e energia para construir uma freguesia mais próxima e com um futuro para as próximas gerações, ao qual, como mãe não posso ficar indiferente.
Qual considera ser a principal necessidade da sua freguesia e a prioridade do seu programa?
Precisamos de uma freguesia que cuide das pessoas, combata o isolamento e assegure melhores condições de proximidade e serviços básicos. A freguesia enfrenta como primeira necessidade a defesa do seu território e da qualidade de vida, ameaçados pela instalação de megacentrais solares e da linha de muito alta tensão, que afetam negativamente o bem- estar dos residentes, o montado alentejano, o ecossistema e economia local. Colocar-nos-emos desde o primeiro momento ao lado das populações e das suas justas reivindicações para impedir este projeto, que mudará para sempre a freguesia, com consequências irreversíveis e apenas para alimentar os grandes interesses industriais em Sines.
Que medida concreta implementaria no primeiro ano de mandato?
A cultura, acessibilidade e combate ao isolamento, são eixos fundamentais da nossa candidatura. A promoção de atividades culturais e recreativas nas salas de convívio de Foros da Casa Nova, Foros do Locário e São Domingos, que valorizem saberes e tradições, sem esquecer a diversidade cultural da região, é uma prioridade. Assumiremos também, desde o primeiro dia, o compromisso de criar uma equipa para visitar e apoiar idosos e pessoas sem autonomia. Teremos um olhar estratégico da Barragem da Fonte Serne, com atividades desportivas e lúdicas sustentáveis, preservando a riqueza ambiental e promovendo parcerias com clubes e associações. Reivindicaremos a requalificação do “estradão” (CM555), que facilitará a mobilidade na freguesia.
Como pretende envolver os cidadãos na gestão da Junta de Freguesia?
É absolutamente fundamental, melhorar a comunicação entre a Junta de Freguesia, Câmara Municipal e população, com mais transparência na gestão das autarquias, envolvendo as pessoas nas decisões e auscultando permanentemente quem aqui vive e trabalha. Tudo faremos para envolver as pessoas através da promoção de sinergias entre associações, Casa do Povo e unidade de saúde, bem como através de iniciativas culturais, desportivas e ambientais que reforcem a participação comunitária.
Que mensagem gostaria de deixar aos eleitores da sua freguesia?
Por São Domingos, por todos nós: uma freguesia que defende o seu território, protege a natureza e cuida das pessoas. Com proximidade, respeito e ação, construiremos juntos uma comunidade mais solidária, sustentável e com
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025