Foto: DR

Em comunicado, o Ministério do Ambiente e Energia (MAEN) revelou que o projeto, no âmbito da nova estratégia nacional de gestão da água, “Água que Une”, vai permitir reforçar o sistema de abastecimento de água à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

A futura dessalinizadora "visa assegurar uma resposta estruturante e sustentável às necessidades crescentes de água do polo industrial de Sines, reduzindo a pressão sobre as origens convencionais atualmente utilizadas, nomeadamente o rio Sado e o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, e reforçando a resiliência do sistema face à escassez hídrica", realçou.

Segundo o MAEN, "a solução em estudo prevê uma central de dessalinização em São Torpes, sistemas de adução e armazenamento e uma produção faseada, com 16 hm³/ano numa primeira fase e até 32 hm³/ano numa fase posterior, em função da procura efetiva".

"As infraestruturas serão desde logo dimensionadas para a capacidade total, garantindo a eficiência e racionalidade do investimento", acrescentou.

De acordo com a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, citada no comunicado, “este projeto insere-se numa estratégia nacional que garante água para atração de investimento [e] para proteção dos recursos hídricos".

Servirá igualmente "para preparar o país para as alterações climáticas, com soluções tecnicamente robustas, ambientalmente responsáveis e devidamente avaliadas”, indicou.

O concurso agora lançado contempla a elaboração do Estudo Prévio da solução técnica, o EIA e o acompanhamento do respetivo procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental, bem como a preparação das peças do futuro concurso para a empreitada de conceção, construção e operação do sistema.

Todo o processo seguirá escrupulosamente os regimes legais aplicáveis, assegurando a avaliação dos impactes ambientais e a participação das entidades competentes.

Comente esta notícia


SANTIAGO DO CACÉM
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.