Foto: DR

De acordo com a CIMAL, em comunicado, o acesso ao serviço, a cargo dos Transportes do Alentejo Litoral, volta também a ser feito 'online', onde se requisita o cartão que, este ano, e ao contrário do ano passado, permite o acesso “a todas as carreiras para todas as praias, e não apenas a uma ligação”.

As praias de destino voltam a ser Comporta, Carvalhal, Pego e Melides, no concelho de Grândola, São Torpes, Morgavel, Samouqueira e Praia Grande de Porto Covo, no concelho de Sines, Vila Nova de Milfontes, Almograve e Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira.

Segundo a CIMAL, “nas origens das carreiras surge este ano pela primeira vez uma ligação de Vila Nova de Santo André a Sines, de onde partem ligações até Porto Covo”.

“Ao todo são nove linhas que partem diariamente e em diferentes horários das sedes dos cinco concelhos que integram a CIMAL - Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines -, mas também de Cercal do Alentejo e de Vila Nova de Santo André, com paragens intermédias em localidades por onde passam”, especificou.

De Alcácer do Sal, as carreiras ligam à praia da Comporta; de Grândola partem duas ligações, uma às praias do Carvalhal e Pego e outra com destino à praia da Lagoa de Melides; de Santiago do Cacém há ligações a Sines, de onde partem depois os autocarros que levam os utentes às praias de São Torpes, Morgavel, Samouqueira e Praia Grande de Porto Covo, o mesmo sucedendo com os utilizadores das ligações iniciadas em Vila Nova de Santo André, acrescentou a comunidade intermunicipal.

A ligação iniciada em Cercal do Alentejo leva os banhistas até Vila Nova de Milfontes.

Estimativas realizadas apontam para que os autocarros dos Transportes do Alentejo Litoral percorram, nos dois meses do serviço, cerca de 92.000 km, mais 8% do que no ano passado.

Além do serviço público prestado, a iniciativa da CIMAL pretende diminuir os congestionamentos de tráfego automóvel junto às zonas balneares e as emissões de gases com efeito de estufa, convidando a população e os visitantes a abdicarem do transporte particular.

A lotação das carreiras é limitada aos lugares existentes.

Comente esta notícia

Excelente iniciativa. Sou reformado e espero ser um dos utilizadores desse serviço. Aguardo informação de como obter o respectivo cartão.

José Carlos A. Fernandes

16/06/2025

Gostaria de saber como fazer para frequentar e os horários

Teresa Fernandes

14/06/2025

Uma iniciativa belíssima O ano passado usuufrri o tempo todo obg

Helena Leandro

14/06/2025

Onde posso adquirir os horários e o cartão por favor?

Ana Pinela

14/06/2025

Bom dia! Gostaria de saber como pedir o cartão e onde o fazer. No ano passado, pedi o cartão online. Fui várias vezes ao serviço da CMS na minha terra e não tinham o meu cartão. Gostaria de saber o procedimento para este ano.

Helena Campos

14/06/2025

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.