Foto: DR

No âmbito das comemorações, realiza-se o Desfile Carnavalesco Iluminado, na Avenida General Humberto Delgado, em Sines, que contará com um lançamento de fogo de artifício, assinalando de forma simbólica e festiva o centenário desta emblemática manifestação cultural.

A noite continua com o Baile de Carnaval, animado pela Banda Pack 7, no Pavilhão Municipal dos Desportos, prometendo muita música e diversão até de madrugada.

Segundo Rui Encarnação, a primeira referência ao Carnaval, registada no jornal “Folha de Sines”, data de 15 de fevereiro de 1926, com a indicação de que “vai sair [à rua] um grupo de populares para fazer algumas festas carnavalescas”.

“Mais tarde, surge o grupo dos Carlos que reinventa o Carnaval de Sines até aos dias que é hoje, já mais organizado, com inscrições [e] com membros, e, depois, com as sucessivas direções foi-se aprimorando”, afirmou o presidente da associação de Carnaval, eleito em 2017.

Os desfiles carnavalescos realizaram-se, “até 1988, na zona histórica da cidade”, recordou Rui Encarnação, acrescentando que, em 1989, os promotores decidiram transferir a festa “para a Avenida General Humberto Delgado”, onde ainda se realiza, com exceção de “um período curto” em que se apostou na avenida Vasco da Gama, na marginal paralela à praia.

O bilhete diário para assistir ao Carnaval de Sines vai manter os valores de 2025, sete euros, enquanto a entrada para os três dias terá um custo de 15 euros e o passe livre será de 25 euros.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.