Câmara de Santiago do Cacém implementa projeto-piloto Radar Social
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém está a desenvolver o projeto-piloto Radar Social que entra na segunda fase, em 2025, com o objetivo de identificar e sinalizar indivíduos, famílias e/ou grupos em situação de vulnerabilidade social, risco de pobreza e exclusão.

Foto: DR
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém está a desenvolver o projeto-piloto Radar Social que entra na segunda fase, em 2025, com o objetivo de identificar e sinalizar indivíduos, famílias e/ou grupos em situação de vulnerabilidade social, risco de pobreza e exclusão.
O programa destinado a residentes no Município de Santiago do Cacém, procura dar respostas com vista a colmatar as suas necessidades.
O projeto resulta de uma candidatura do município ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A intervenção é realizada em articulação com as entidades locais que integram a Rede Social de Santiago do Cacém e assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação e tem como intuito a complementaridade de atuação no território, na identificação e no encaminhamento para os serviços e respostas sociais específicas, existentes na comunidade do setor social e solidário, por forma a minimizar a situação de vulnerabilidade social.
Um dos principais objetivos do projeto é a implementação de um sistema de georreferenciação social, uma ferramenta que utiliza a localização geográfica para identificar e analisar situações de vulnerabilidade, permitindo uma abordagem mais estratégica e eficiente.
Visa também capacitar o território para a procura de soluções e o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, promover o trabalho em rede entre as entidades locais e dinamizar o desenvolvimento social de forma integrada e sustentável.
Entre as atividades a desenvolver incluem-se a referenciação, em contexto de vida, da pessoa ou família em situação de vulnerabilidade social, a avaliação da situação sociofamiliar, a informação e orientação da pessoa, grupo ou família e a ativação da rede de recursos locais.
A sinalização pode ser feita de forma ativa e responsável por qualquer membro da comunidade, pelos próprios, por familiares e/ou vizinhos, através dos contactos telefónicos e endereço de e-mail disponibilizados.
A equipa do projeto é composta por uma socióloga, assistente social e uma gestora. Nesta fase realizam-se ações de divulgação nas juntas de freguesia do município, com o propósito de apresentar os seus objetivos, com a finalidade de fortalecer laços de proximidade com a comunidade e incentivar o envolvimento desta na identificação de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Este é um dos projetos do município que visa combater as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida das populações mais vulneráveis.
O Radar Social da Câmara Municipal de Santiago do Cacém - Serviço de Intervenção Social e Saúde funciona no Parque Verde da Quinta do Chafariz, em Santiago do Cacém.
O atendimento realiza-se em dias úteis, de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 13:00 e das 14:00 às 17:00. Os contactos podem ser efetuados através do telefone 269 829 418, do telemóvel 961 014 275, ou do e-mail: [email protected] .
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025