CALB e Ordem dos Engenheiros - Polo de Sines reúnem hoje especialistas para debater armazenamento de energia
A CALB, empresa líder em tecnologia de baterias de iões de lítio, realiza hoje, em Sines, o CALB Energy Storage Event, uma iniciativa, em parceria com a Ordem dos Engenheiros - Polo de Sines, que irá reunir especialistas, decisores e empresas de referência para debater o papel do armazenamento de energia na transição energética europeia.
Foto: DR
O encontro terá lugar no Auditório da APS em Sines, a partir das 15:00, e contará com a participação de representantes de entidades como GALP, Mota-Engil Energia, E-Redes, Greenvolt, Siemens, ABB e APREN, entre outros.
O evento vai discutir a estratégia para o armazenamento de energia em Portugal e tendências tecnológicas no setor BESS (Battery Energy Storage Systems).
“Para a Calb é muito importante poder partilhar neste evento o nosso 'know-how' e tecnologia Bess que será implementada no projeto industrial em Portugal”, refere Sherry Wei, diretora gerente da CALB Europe, citada num comunicado.
Entre os destaques do programa deste encontro estão mesas-redondas e apresentações técnicas sobre a contribuição do armazenamento de energia para a fiabilidade da rede elétrica, inovação em tecnologia de baterias e aplicações no mercado de veículos elétricos, desafios e experiências em projetos de armazenamento de grande escala, o futuro das baterias na Europa e o projeto da Sines Batteries Gigafactory.
“Este evento é uma oportunidade única para discutir o papel estratégico do armazenamento de energia em Portugal e na Europa, reunindo especialistas e empresas que estão a liderar a transformação do setor”, acrescenta Sherry Wei.
Os Sistemas de Armazenamento de Energia em Bateria (BESS) estão a emergir como uma das tecnologias mais transformadoras do setor energético, ao permitirem armazenar eletricidade, frequentemente produzida a partir de fontes renováveis e disponibilizá-la em momentos de maior procura.
Em 2024, a Europa adicionou cerca de 22 GWh de nova capacidade BESS, com um crescimento de 79% em projetos de larga escala. Este 2025, prevê-se que o mercado quase duplique, atingindo 16,2 GWh.
Com o objetivo de assegurar a fiabilidade da rede elétrica e acelerar a transição para energias limpas, esta tecnologia está no centro das políticas energéticas europeias e deverá ultrapassar os 400 GWh de capacidade instalada até 2029.
Em fevereiro, a CALB anunciou o projeto para a construção de uma fábrica de baterias de lítio de última geração em Sines, um investimento inovador de aproximadamente 2 mil milhões de euros, reconhecido pelo Governo português como Projeto de Interesse Nacional (PIN).
A nova unidade industrial deverá criar 1.800 empregos diretos e posicionar Portugal como um polo estratégico na cadeia europeia de valor da energia.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026