Aprovado plano de cogestão do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
O Plano de Cogestão do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) foi formalmente aprovado no dia 16 deste mês, após parecer positivo, por unanimidade, do Conselho Estratégico do PNSACV.

Foto: CMO
De acordo com o município de Odemira, em comunicado, o plano foi elaborado para um período de três anos, entre 2025 e 2028, pela Comissão de Cogestão e Equipa da Estrutura de Apoio.
O plano "visa a valorização e promoção do território, a sensibilização das comunidades locais e visitantes para os valores naturais e a melhoria da comunicação entre todos os intervenientes e utilizadores desta área protegida", explicou a autarquia.
"Pretende também contribuir ao nível do acompanhamento e divulgação de projetos e ações de várias entidades para a conservação da natureza, proteção da biodiversidade e restauro ecológico, numa ótica de sustentabilidade e resiliência do território", acrescentou.
O documento surge ainda como resposta "à necessidade de uma gestão mais próxima e colaborativa, especialmente envolvendo diversas entidades, incluindo autarquias locais, organizações não governamentais, associações de desenvolvimento local e instituições académicas".
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025