Alvalade recebe encontro dedicado ao património, turismo e sustentabilidade
O Auditório Municipal de Alvalade vai ser palco, esta sexta-feira, do 2.º Encontro Salvaguarda, uma iniciativa que une património, turismo e sustentabilidade, organizado pelo Município de Santiago do Cacém.

Foto: CMSC
O programa arranca às 09:30 com a receção dos participantes, seguindo-se a sessão de abertura às 10:00, com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, e do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, Ricardo Cruz.
Às 10:30, a conferência inaugural será conduzida por Fernando Oliveira Baptista, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, sob o tema “Reforma Agrária, 50 Anos Depois”.
A manhã prossegue com a apresentação do número 02 da Revista “Salvaguarda: Património, História e Cultura de Santiago do Cacém”, por Sónia Gonçalves, vereadora da cultura do município.
Às 11:45 terá lugar o Painel I – Território, Planeamento e Património, moderado por Miguel Rego (CCDR Alentejo), que contará com intervenções de Carlos Pedro, antropólogo, sobre A Carta Arqueológica de Pery, e de Ilídio Martins, da ARBCAS, sobre o Plano de Rega do Alentejo, Subprojeto de Santiago do Cacém.
Após uma visita guiada ao Museu de Arqueologia de Alvalade e o almoço, às 15:00 começa o Painel II – Do Património Natural ao Industrial: Conhecer para Preservar, moderado por Ricardo Pereira, da Câmara Municipal de Sines.
Entre os oradores estão Mónica Martins, sobre a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha – Um Refúgio de Biodiversidade; António Gonçalves Ventura, com a comunicação “A Empresa de Concentrados de Alvalade – S.A.R.L. 1960-1978: Contributo para o seu estudo; e de José Matias sobre “Os carros cantadores e as carretas na região de Santiago do Cacém”
O dia termina com o Painel III – Património Cultural: Diálogos entre a Arte e a Comunidade, moderado por Joana Craveiro, do Teatro do Vestido. O painel inclui a intervenção de Luís Cruz, da Câmara de Santiago do Cacém, com a comunicação “Vozes ao Alto” e de Mercedes Prieto, da Associação Pedexumbo, sobre a valsa mandada.
A Valsa Mandada será apresentada numa atuação final pela artista Adélia Botelho.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025