Alvalade recebe encontro dedicado ao património, turismo e sustentabilidade
O Auditório Municipal de Alvalade vai ser palco, esta sexta-feira, do 2.º Encontro Salvaguarda, uma iniciativa que une património, turismo e sustentabilidade, organizado pelo Município de Santiago do Cacém.
Foto: CMSC
O programa arranca às 09:30 com a receção dos participantes, seguindo-se a sessão de abertura às 10:00, com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, e do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, Ricardo Cruz.
Às 10:30, a conferência inaugural será conduzida por Fernando Oliveira Baptista, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, sob o tema “Reforma Agrária, 50 Anos Depois”.
A manhã prossegue com a apresentação do número 02 da Revista “Salvaguarda: Património, História e Cultura de Santiago do Cacém”, por Sónia Gonçalves, vereadora da cultura do município.
Às 11:45 terá lugar o Painel I – Território, Planeamento e Património, moderado por Miguel Rego (CCDR Alentejo), que contará com intervenções de Carlos Pedro, antropólogo, sobre A Carta Arqueológica de Pery, e de Ilídio Martins, da ARBCAS, sobre o Plano de Rega do Alentejo, Subprojeto de Santiago do Cacém.
Após uma visita guiada ao Museu de Arqueologia de Alvalade e o almoço, às 15:00 começa o Painel II – Do Património Natural ao Industrial: Conhecer para Preservar, moderado por Ricardo Pereira, da Câmara Municipal de Sines.
Entre os oradores estão Mónica Martins, sobre a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha – Um Refúgio de Biodiversidade; António Gonçalves Ventura, com a comunicação “A Empresa de Concentrados de Alvalade – S.A.R.L. 1960-1978: Contributo para o seu estudo; e de José Matias sobre “Os carros cantadores e as carretas na região de Santiago do Cacém”
O dia termina com o Painel III – Património Cultural: Diálogos entre a Arte e a Comunidade, moderado por Joana Craveiro, do Teatro do Vestido. O painel inclui a intervenção de Luís Cruz, da Câmara de Santiago do Cacém, com a comunicação “Vozes ao Alto” e de Mercedes Prieto, da Associação Pedexumbo, sobre a valsa mandada.
A Valsa Mandada será apresentada numa atuação final pela artista Adélia Botelho.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026