Aldeias de São Luís e Vale Bejinha recebem evento “Ao Encontro da Semente”
As aldeias de São Luís e Vale Bejinha, no concelho de Odemira, recebem, este fim de semana, a iniciativa “Ao Encontro da Semente”, organizada pela Fundação O Cerro, a associação Colher Para Semear e o município.

Foto: fundacao o cerro
Esta iniciativa representa o culminar do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do projeto “Rede Guardiões de Sementes Tradicionais – Guardar o Património dos nossos antepassados”, vencedor do Orçamento Participativo de Odemira em 2020.
De acordo com os promotores, o evento tem como objetivo apresentar o património vegetal cultivado durante o período de prospeção, a cargo da associação Colher para Semear em colaboração com os agricultores, nas freguesias de São Luís, São Martinho das Amoreiras, Luzianes-Gare, Relíquias e Colos.
"As variedades encontradas ao longo deste ano [2024] exibem uma surpreendente manutenção da diversidade agrícola relativamente" ao último levantamento efetuado em 2007 e que abrangeu todo o concelho, revelaram.
Segundo a fundação, as variedades vão ser agora "preservadas, aperfeiçoadas e distribuídas através do futuro Banco de Sementes nativas da região".
O evento é inaugurado, no sábado, às 10:00, pelo presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, Jorge Cristino, presidente da Fundação O Cerro, e José Duarte, da associação Colher para Semear.
Após a inauguração está prevista a abertura da exposição de variedades tradicionais da região, patente na Fundação O Cerro, seguindo-se a apresentação do levantamento do património agrícola vegetal, na Sociedade Recreativa e Musical Sanluizense (SRMS).
O programa inclui ainda a demonstração da confeção de papas de milho, a cargo de Rosa Duarte, na SRMS, uma palestra (15:00) que abordará a relação do Rio com o mundo agrícola, a conservação e valorização nos sistemas alimentares,, o Sistema Alimentar Local de São Luís, as viagens pelas sementes e a floresta.
No sábado haverá ainda espaço para a projeção do filme "O Pão que a terra lhe dá - tradição oral do concelho de Odemira (18:00) e o Baile das Colheitas (21:00), com a animação das Violas Campaniças e da artista Analentejana.
No domingo, o evento arranca, às 09:00 da manhã, com uma caminhada e visita ao Moinho da Laje, seguida de uma Oficina de Sementes, que ajuda a conhecer o processo de colheita, extração, seleção e conservação de sementes, a realização de uma Mesa de Sábias e Sábios e o encerramento musical a cargo de Silvestre
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025