Torrão junta-se este sábado ao evento mundial 'Walking Rivers'
O Convento da Terra e a Associação Xarrama Adventure juntam-se, este sábado, à iniciativa internacional WalkingRivers, que decorre em dezenas de países como gesto simbólico de reconhecimento e cuidado com os ecossistemas hídricos.

Este movimento global convida todas as pessoas a caminharem, vestidas de azul, ao longo dos seus rios — como forma de ligação simbólica e real com a água, a terra e a comunidade.
No Torrão, concelho de Alcácer do Sal, a proposta é uma caminhada fácil de cerca de 7 km por um Xarrama Vivo, num percurso simbólico, comunitário e sensível, em homenagem à beleza, história e importância deste rio que atravessa o território de Évora ao Torrão.
A iniciativa contará com a presença de Luís Pinto, o último guarda-rios do Torrão, guardião da memória e do cuidado com os rios da região que, ao longo da caminhada, irá partilhar histórias, saberes e vivências num encontro único com a herança fluvial local.
A profissão de guarda-rios, que existiu entre os séculos XVIII e XX, foi extinta em 1995. Estes profissionais desempenhavam um papel crucial na proteção e fiscalização dos rios, garantindo a preservação das margens e a qualidade dos recursos hídricos.
Na caminhada participa igualmente a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) representada por Anabela Pereira, coordenadora nacional do projeto RIOS, que partilhará conhecimentos sobre a saúde dos rios, com destaque para o Xarrama, realizando uma demonstração prática de recolha e análise de macroinvertebrados.
Dinamizada pelo Convento da Terra e pela Associação Xarrama Adventure, esta iniciativa conta com o apoio do filantropo Frédéric Coustols, da Universidade de Évora, entre outras entidades locais e regionais.
Faz parte de um plano mais vasto de conservação integrada das águas e da biodiversidade, com ênfase na valorização ecológica e cultural do Xarrama e na reconexão comunitária com os ecossistemas fluviais.
A caminhada está marcada para, este sábado, às 14:00, e todos os interessados em participar devem usar a cor azul.
O Convento da Terra é uma iniciativa cultural orientada para a comunidade, com base no Torrão, que promove a reflexão, a criação artística e o reencontro com os saberes locais.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025