Semana da Qualidade da ULSLA dedicada à promoção dos cuidados seguros
Arranca esta segunda-feira a Semana da Qualidade 2023 da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) com atividades para “reconhecer o papel central dos doentes, famílias, cuidadores e profissionais na promoção de cuidados seguros". De acordo com a ULSLA, durante esta semana serão promovidas visitas guiadas aos cidadãos para melhor conhecer as instalações, profissionais [...]
Arranca esta segunda-feira a Semana da Qualidade 2023 da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) com atividades para “reconhecer o papel central dos doentes, famílias, cuidadores e profissionais na promoção de cuidados seguros".

De acordo com a ULSLA, durante esta semana serão promovidas visitas guiadas aos cidadãos para melhor conhecer as instalações, profissionais e desenvolvimento de processos no Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, e Centros de Saúde da região.
Neste âmbito, destacam-se as visitas diárias à Unidade de Saúde Pública, no Centro de Saúde de Sines, entre as 10:00 e as 15:00, para a comunidade em geral interessada em conhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais desta área.
O programa da Semana da Qualidade inclui ainda teatro infantil sobre temas da Segurança do Doente para alunos de escolas primárias em todos os concelhos do litoral alentejano, uma sessão sobre “Boas Práticas de Envolvimento do Doente para a Melhoria dos Cuidados de Saúde” no Auditório do HLA.
A encerrar a semana, a ULSLA preparou uma conversa sobre “Saúde e Doença Mental”, na sexta-feira, pelas 16:00, na Câmara de Grândola, dedicada a responder a perguntas e dúvidas dos cidadãos.
A Comissão da Qualidade e Segurança da ULSLA realizou, em 2019, a primeira edição da Semana da Qualidade, com o propósito de envolver e capacitar utentes e profissionais sobre temas da Qualidade e Segurança do Doente.
Em 2022 repetiu a iniciativa com uma semana dedicada à "Literacia em Saúde" e, este ano, dedica a semana ao tema da “A Pessoa no Centro dos Cuidados”.
O envolvimento dos doentes e das famílias é um dos sete objetivos estratégicos do Plano de Acão Global para a Segurança dos Doentes 2021-2030, da Organização Mundial de Saúde.
Em comunicado a ULSLA apela “a todos para que tomem as medidas necessárias para assegurar que os doentes sejam envolvidos na formulação de políticas, no desenvolvimento de estratégias de segurança e também sendo parceiros ativos nos seus próprios cuidados”.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026