Santiagro inaugura hoje com aposta no mundo rural e espetáculos musicais
A Feira Agropecuária e do Cavalo – Santiagro inaugura hoje no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém para uma edição que vai contar com mais de 200 expositores ligados ao mundo rural, espetáculos musicais, equestres e gastronomia.

Foto: DR
O certame, que vai decorrer até ao próximo domingo, é organizado pela Câmara de Santiago do Cacém que espera “atingir ou ultrapassar” os 50 mil visitantes.
Para a 37.ª edição da Santiagro, a entidade organizadora aposta mais uma vez no cartaz musical com concertos de Dillaz, esta quinta-feira, Van Zee, na sexta-feira, Dino d'Santiago, no sábado, e Os Quatro e Meia, no domingo, para encerra o certame.
O certame vai contar com “mais de 200 expositores” ligados ao mundo rural e outras atividades e uma mostra permanente de “mais de 200 animais”, entre equídeos, bovinos, ovinos, caprinos e suínos.
Com um orçamento de 426 mil euros, “mais 27%” do que em 2024, os promotores esperam que com a oferta diversificada da feira agrícola possam voltar a “atingir ou até mesmo ultrapassar” os 50 mil visitantes registados na última edição.
Para assinalar a 37.ª edição da Santiagro, o município “aposta na inovação” e num programa com dezenas de atividades para todos os públicos e para as famílias ao longo de quatro dias.
A inauguração oficial da feira, esta quinta-feira, às 17:30, conta com a participação da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística de Santiago do Cacém. Antes da cerimónia, por volta das 16:00, a Charanga da GNR sai em cortejo, do recinto da Santiagro até aos Paços do Concelho, onde será recebida pelo presidente da câmara municipal.
A Charanga da GNR volta a ser apresentada ao público, às 18:25, no Picadeiro da Santiagro.
No segundo dia, no Auditório Municipal António Chainho, realizam-se os colóquios “A floresta e os créditos de carbono” (15:00); “Incentivos e instrumentos financeiros para micro, pequenas e médias empresas” (10:00); “Apoios PEPAC 23-27 – Medida Líder do Programa Mar 2030 – Prioridade 3” (11:00) e Turismo – Como chegar ao dinheiro europeu (12:00), organizados pela Caixa Agrícola da Costa Azul, Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas, ADL e ADRAL, respetivamente.
Também a pecuária, a floresta e o cavalo vão estar em evidência ao longo dos quatro dias, com batismos, galas equestres e gincanas, 'dressage', passeios de burro e pónei, demonstrações e tosquia de ovelhas e demonstrações de tratamento veterinário dentário ao cavalo.
O programa dos quatro dias da feira agrícola vai incluir, além do setor expositivo, 'showcooks', demonstração da arte da cocaria com degustação, 'workshops', provas de vinho, de rum e gin, demonstração de cocktails, passeios de ‘tuk-tuk’ motorizado, ordenha de cabras e alimentação de borregos, e garraiadas.
Experiências sensoriais com répteis e aves e sensibilização ambiental, no Espaço Natura, demonstrações de meios da GNR, espetáculo comemorativo do Dia da Criança (01 de junho) e um espetáculo de corais alentejanos (01), também fazem parte do programa.
O cartaz musical conta ainda com as atuações dos dj Lighthouse (29 de maio), Sara Santini e Christian F (30), Wilson Honrado e Miss Sheila, no dia 31 de maio.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025