Foto: CMO

O rastreio destina-se a mulheres, entre os 45 e os 74 anos, residentes no concelho, devendo ser realizado de dois em dois anos, de acordo com as recomendações clínicas.

As mulheres elegíveis terão ao seu dispor uma equipa técnica especializada e equipamentos digitais de última geração, que garantem maior precisão no diagnóstico.

O cancro da mama apresenta maior probabilidade de cura quando detetado precocemente. Este modelo de rastreio, realizado de forma gratuita, regular e monitorizada, revela-se mais eficaz do que o rastreio oportunístico na deteção de lesões pré-malignas ou malignas em estádios iniciais da doença.

A campanha conta com o apoio da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e do Município de Odemira, que se associam a esta ação promotora de práticas preventivas e de estilos de vida saudáveis e pró-ativos.

As mulheres que cumpram os critérios de elegibilidade serão contactadas por carta postal, sendo também possível aceder ao exame por iniciativa própria, deslocando-se a uma das Unidades Móveis ou procedendo à marcação através dos contactos 245 009 299 / 915 999 890 ou do e-mail [email protected]

Calendário do rastreio no concelho de Odemira

20 a 27 de janeiro – Colos, junto ao Salão de Festas

28 a 30 de janeiro – São Martinho das Amoreiras, junto ao Polo de Saúde

02 a 06 de fevereiro – Sabóia, junto ao Polo de Saúde

09 a 26 de fevereiro – São Teotónio, junto ao Recinto da FACECO – Feira das Atividades Económicas do Concelho de Odemira

27 de fevereiro a 03 de março – Longueira, junto ao Polo de Saúde

04 a 19 de março – Vila Nova de Milfontes, junto ao Polo de Saúde

20 a 25 de março – São Luís, junto ao armazém da Junta de Freguesia

27 de março a 14 de abril – Odemira, junto ao Centro de Saúde

 

Comente esta notícia


SANTIAGO DO CACÉM
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.