PS de Odemira critica renúncia ao mandato de "candidato paraquedista do Chega"
A concelhia do PS de Odemira criticou o "candidato paraquedista do Chega" à Câmara Municipal nas eleições autárquicas de 12 de outubro, Rui Campos Silva, que renunciou ao mandato para o qual foi eleito.
Foto: DR
Em comunicado, um dia depois da tomada de posse dos órgãos autárquicos do Município de Odemira, os socialistas manifestaram a sua indignação pela renúncia do candidato ao mandato de vereador, sendo substituído pelo número dois da lista, Manuel Matias, "também ele um cidadão sem qualquer ligação conhecida ao concelho de Odemira".
No documento, o PS refere que esta decisão de um candidato de um "partido que apregoa no seu discurso político a promessa de mudança e a defesa de uma nova forma de fazer política", levanta "legítimas dúvidas quanto à sua coerência e compromisso com os eleitores do concelho de Odemira".
"Será “fazer diferente” não respeitar o resultado eleitoral? Será “fazer diferente” apresentar um candidato alheio à realidade local, que acaba por não assumir as responsabilidades para as quais foi eleito? Ou será “fazer diferente” permitir que o lugar seja ocupado por quem não foi diretamente sufragado para o cargo?", lê-se no comunicado.
Para os socialistas de Odemira, esta "atitude constitui um desrespeito pelo processo democrático e pelos cidadãos que participaram de forma consciente nas eleições autárquicas, desvalorizando o princípio da representação e o papel das instituições locais".
Lamentaram ainda "a ausência de qualquer explicação pública por parte do partido Chega, situação particularmente relevante tratando-se de uma força política habitualmente muito ativa na comunicação pública".
No mesmo comunicado, o PS desejou a todos os eleitos um mandato "pautado pelo respeito democrático, pela cooperação institucional e pelo compromisso comum de defender o território de Odemira e o bem-estar de todos os odemirenses".
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026