Prova de triatlo junta mais de 400 atletas este domingo em Santo André
Mais de 400 atletas são esperados, este domingo, na 4.ª edição do “Triatlo em Santo André”, prova organizada pela Câmara de Santiago do Cacém a contar para a Taça de Portugal de Triatlo.

Foto: CMSC
Com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal (FTP), a prova, que arranca às 10:30, vai decorrer entre a Lagoa e a cidade de Vila Nova de Santo André nos segmentos de natação, ciclismo e corrida.
Em declarações à rádio M24, o presidente da Junta de Freguesia de Santo André, que apoia este evento desportivo, David Gorgulho, disse que estão reunidas todas as condições para receber mais uma prova rainha neste concelho.
“Segundo a Federação de Triatlo de Portugal estão até à data [terça-feira] inscritos 411 atletas e, uma vez que estamos já na semana que antecede a prova, acreditamos que o número já não vai passar muito daí, mas seguramente [vamos contar com] um número bem superior às ultimas edições”, revelou.
Para o autarca, esta adesão revela “uma resposta muito boa por parte dos atletas” à “qualidade deste triatlo” e também “à diferença que a prova” apresenta, graças às diferentes zonas “onde se disputam” os vários segmentos.
“Em particular a zona da natação e também a zona da corrida que são diferentes e estimulantes para os atletas”, precisou.
Apenas “a profundidade da Lagoa de Santo André”, onde vai decorrer a prova de natação, que “está bastante assoreada”, apesar da chuva, levantou dúvidas.
“As condições estão reunidas”, mediante a “avaliação” por parte dos responsáveis à cota da lagoa de Santo André, afirmou o autarca, acrescentando que “a rota que está traçada dentro de água para os atletas permite que nadem ao longo de todo o percurso” de 750 metros.
Já no segmento de ciclismo (20 quilómetros) estão garantidas zonas com “estradas em excelentes condições” para a passagem das bicicletas e, na corrida (20 quilómetros), que se vai realizar numa “zona espetáculo”, na envolvente ao Parque Central, a organização espera o apoio do público.
“Se for igual aos últimos anos teremos aqui uma participação muito importante por parte do público e é desejável que as pessoas venham para a rua apoiar estes grandes atletas”, frisou.
Questionado sobre os melhores locais para assistir à prova, David Gorgulho, reconheceu alguma dificuldade em acompanhar todos os segmentos de uma prova que se irá desenrolar em modo “sprint”, tendo em conta as distâncias.
“Se optar por ver o segmento de natação depois poderá ser difícil chegar a tempo ao Parque [Central] para ver o resto [da prova] porque os atletas são muito rápidos. É um triatlo de sprint, o que faz com os atletas consigam realizar tempos abaixo de uma hora para os primeiros” lugares, explicou.
No entanto, sugeriu, quem quiser assistir a parte do segmento de ciclismo poderá “distribuir-se ao longo da EM 544 entre a costa de Santo André e a Cascalheira”.
“É uma prova muito importante e a verdade é que temos conseguido, a este nível, impor Santo André e Santiago do Cacém como uma cidade e um concelho que também na área do triatlo tem uma resposta muito boa dada pela comunidade e pelas nossas condições”, vincou.
O autarca disse ainda acreditar que no futuro e, em parceria com o município vizinho de Sines, será possível organizar uma prova “com distâncias maiores”.
O triatlo tem início às 10:30, com o segmento de natação (750 metros), na Lagoa de Santo André, seguindo-se o ciclismo (20 quilómetros), entre a Lagoa de Santo André e Vila Nova de Santo André, e a corrida (cinco quilómetros), na envolvente ao Parque Central de Vila Nova de Santo André.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025