Programa 1.º Direito permitirá dar resposta a 300 famílias com carência habitacional no concelho de Grândola
O município de Grândola assinou na passada terça-feira, com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), o Acordo de Colaboração respeitante à Estratégia Local de Habitação, no âmbito do Programa 1.º Direito. Este acordo de colaboração permitirá ao município apoiar 234 famílias com carências habitacionais e vai ainda ajudar, através dos beneficiários diretos [...]
O município de Grândola assinou na passada terça-feira, com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), o Acordo de Colaboração respeitante à Estratégia Local de Habitação, no âmbito do Programa 1.º Direito.

Este acordo de colaboração permitirá ao município apoiar 234 famílias com carências habitacionais e vai ainda ajudar, através dos beneficiários diretos e de candidaturas realizadas pelo terceiro setor, mais 71 agregados familiares residentes no concelho de Grândola.
«Neste momento temos cerca de 200 habitações que são do património habitacional do município, e portanto para nós este ato reveste-se de muita importância», salienta o Presidente da Câmara Municipal.
O investimento global feito pelo IHRU será de 5,73 milhões de euros, dos quais 2,98 milhões são apoio a fundo perdido.
«Este acordo permite recuperar todo o parque habitacional do município, construir cerca 30 novos fogos e permite adquirir cerca de mais 10 habitações no centro histórico da vila de Grândola, que se encontram desocupadas e degradadas», acrescenta António Figueira Mendes.
A cerimónia de homologação decorreu online e contou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes e da secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, para quem a primeira prioridade é garantir habitação para os mais carenciados.
"As famílias que têm mais dificuldade em aceder à habitação conseguem com este programa ter uma resposta e garantir que não há carências habitacionais", afirmou a governante referindo ainda que não deve ser esquecida a segunda prioridade: «o apoio às famílias de rendimentos médios».
O Acordo de Colaboração de Grândola com o IHRU é o 21.º no âmbito do Programa 1.º Direito, juntando-se assim a Câmara de Grândola aos 20 municípios que fazem parte deste programa.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026