Foto: DR

Para tal, foram entregues ao ISN um total de 14 viaturas “Volkswagen Amarok” equipadas para salvamento e duas “ID.Buzz” para apoio logístico no socorro e auxílio, no âmbito do projeto “Praia Segura 2025”.

Uma dessas viaturas 4x4 irá fazer o reforço da vigilância, a partir de hoje e até ao próximo dia 27 deste mês, nas praias da jurisdição da Capitania do Porto de Sines, com o apoio da Marinha Portuguesa à Autoridade Marítima Nacional. 

No total, na época balnear de 2025, a Autoridade Marítima terá 36 viaturas equipadas para vigilância e salvamento (34 “Amarok” e duas “ID.Buzz”).

Segundo o diretor do ISN, capitão-de-mar-e-guerra Jorge Lourenço Gorricha, as viaturas “serão colocadas principalmente nas zonas" onde é esperada, "por vários indicadores, que haja maior afluência nesta altura, nas zonas do centro e sul”.

"O mar é um meio adverso mesmo no verão, mas sobretudo nesta época do ano, em que ainda é de inverno e nem sempre são percecionados pelo cidadão os perigos que pode representar”, referiu.

Apesar deste reforço, antes do arranque da época balnear, o responsável lembrou que “a população deve aguardar pelo dispositivo da época balnear, que oferece uma maior garantia para quem frequenta a prática balnear”.

E alertou que “a melhor forma de prevenir desastres, é evitar comportamentos de risco”. 

Nesta altura do ano, o mar apresenta os perigos típicos de Inverno, como ondulação e correntes fortes e agueiros, pelo que as pessoas que procuram a orla costeira devem ter cuidados redobrados.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.