Porto de Sines quer investir 10 milhões de euros na construção de habitação
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA (APS) vai investir 10 milhões de euros na construção de 50 habitações em Sines com o objetivo de contribuir para "a resolução do problema de falta de habitação" neste território, foi hoje divulgado.

Foto: DR
De acordo com a administração portuária, o investimento "num número significativo de fogos habitacionais num terreno propriedade da autoridade portuária" deverá estar concluído em 2028.
Para iniciar o processo, o conselho de administração da APS solicitou junto da Câmara de Sines "a alteração ao Plano de Pormenor (PP) Zona Poente de Sines, nomeadamente num terreno propriedade da APS", que depois de aprovado pelo município "ficará habilitado a acolher projetos de habitação, ao abrigo das recentes alterações à legislação no âmbito do urbanismo e ordenamento do território", lê-se no comunicado.
"A área de intervenção definida pela APS permitirá construir um mínimo de 50 fogos, com a tipologia de T1 e T2, habitação que, sendo arrendada, terá como objetivo primordial responder às necessidades da comunidade portuária e logística de Sines", explicou.
Segundo a APS, esta decisão, que reforça "a responsabilidade social" da infraestrutura portuária junto da comunidade, "é uma resposta à notória escassez de habitação em Sines".
"Fator que pode vir a assumir-se como condicionante ao desenvolvimento futuro do complexo portuário, logístico e industrial de Sines", considerou.
Tendo em conta a crescente internacionalização do Porto e da Zona Industrial e Logística de Sines, com diversos novos projetos previstos ou em fase de instalação, a APS assume-se como parte da solução, aportando o seu contributo para uma questão que se afigura determinante para o projeto de Sines, com repercussões para o crescimento da economia nacional.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025