Porto de Sines mantém 14º lugar no ranking dos maiores portos europeus de contentores
Pelo terceiro ano consecutivo, o Porto de Sines mantém a 14ª posição no Top 15 dos principais portos de contentores da União Europeia em 2024, segundo a PortEconomics.
Foto: DR
Conforme o estudo publicado por Theo Notteboom, referência no mercado marítimo-portuário, Sines consolidou a sua posição com um total de 1,9 milhões de TEU movimentados.
Em 2024, o Porto de Sines registou um crescimento de 16%, face ao ano de 2023, posicionando-se como o terceiro porto europeu com o maior aumento no volume de movimentação de contentores.
Além de ter "sido o melhor ano de sempre em volume de TEU movimentados, aproximando-se da marca dos 2M TEU, 2024 viu ainda reforçada a rede de conectividade do Terminal de Contentores com cinco novos serviços regulares, melhorando desta forma a solução logística oferecida por Sines aos importadores e exportadores ibéricos", refere a administração portuária, em comunicado.
"A nível global, os 15 principais portos da União Europeia movimentaram em 2024 um total de 76,8 milhões de TEU, o que representa um aumento de 5,9% em relação a 2023, recuperando, de forma global, face ao desempenho do ano anterior".
Entre os portos de maior destaque, encontram-se os três maiores da Europa: Roterdão, Antuérpia-Bruges e Hamburgo, que registaram um aumento de 4,4% no volume de contentores movimentados após um decréscimo de 7% em 2023, totalizando juntos 35,1 milhões de TEU.
De notar ainda o crescimento dos portos ibero-atlânticos, com um aumento de 14,2% e 18,5% na movimentação de TEU em 2024, nos portos de Valência e Barcelona respetivamente. Em contraste, o Porto de Algeciras registou uma queda de 0,6%, impactado pela crise no Mar Vermelho e pelas mudanças da rede de transportes marítimos.
Em continuidade ao processo de expansão, o Terminal de Contentores do Porto de Sines tem vindo a implementar importantes melhorias nas suas infraestruturas, no âmbito dos investimentos da PSA Sines. Este projeto de expansão visa aumentar a capacidade anual de movimentação de contentores no terminal, passando de 2,7 milhões de TEU para 4,2 milhões de TEU, consolidando o Porto de Sines como um dos principais eixos logísticos internacionais.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas
GNR detém homem por suspeitas de tráfico de droga em São Francisco da Serra
24/01/2026
Rio Sado galga margens e inunda zona baixa da cidade de Alcácer do Sal
28/01/2026
Núcleo de Santiago do Cacém da Missão Coragem tem novos órgãos sociais
26/01/2026
Primeiro-ministro está hoje em Sines para assinar contratos de investimentos
20/01/2026