Polo de Sines da Ordem dos Engenheiros promove jantar-debate sobre projetos da Galp
O Polo de Sines promove, esta quinta-feira, pelas 20:00, um Jantar-Debate sobre os Projetos HVO e Hidrogénio Verde da Refinaria de Sines da Galp, numa unidade hoteleira de Sines.

Foto: DR
O projeto HVO Galp visa construir uma instalação industrial inovadora para produzir biocombustíveis - designadamente gasóleo renovável, jet renovável e bionafta - para utilizar na descarbonização do transporte rodoviário e aéreo.
Estes biocombustíveis vão ser produzidos a partir de matérias-primas de origem biológica - como é o caso dos óleos alimentares usados e das gorduras animais - e do consumo de hidrogénio (H2) verde produzido no Galp H2 Park.
A unidade de hidrogénio verde com a capacidade de 100 MW (megawatts) de eletrolise que produzirá até 15 mil toneladas de hidrogénio renovável por ano.
A integração deste projeto de larga escala nas operações da refinaria de Sines permitirá a substituição de cerca de 20% do consumo atual de hidrogénio cinzento e poderá representar uma redução das emissões de gases com efeito estufa de aproximadamente 110 mil toneladas por ano (Scope 1 e 2, CO2e).
O projeto vai ser desenvolvido no interior da refinaria de Sines e na área adjacente, pertencente à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), ocupando uma área de cerca de nove hectares e compreende um investimento aproximado de 650 milhões de euros.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Bruno Gonçalves Pereira (STC) conquista Câmara de Santiago do Cacém e inaugura nova era política no concelho
13/10/2025

Mesas de voto para as eleições autárquicas abriram às 08:00
12/10/2025

Sines 'cai' para a CDU depois de 12 anos de gestão socialista
15/10/2025

Campanha eleitoral termina esta sexta-feira e em Santiago do Cacém os candidatos queimam últimos cartuchos
10/10/2025