Foto: Assembleia da Republica

Em comunicado, aquela estrutura partidária, refere que  "esta vitória é um reflexo do empenho e da luta contínua do PCP e das populações locais, que nunca desistiram de reivindicar a autonomia administrativa das suas freguesias".

"A reposição destas freguesias é um passo significativo para a valorização e desenvolvimento das populações. Vale de Água e São Domingos, com as suas características únicas e necessidades específicas, merecem uma gestão mais próxima e dedicada, que só a autonomia administrativa pode proporcionar", lê-se no comunicado. 

No entanto, na mesma nota, o partido lamentou e criticou "a atitude do Partido Socialista (PS) na Assembleia de Freguesia na União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, que impediu a reposição das freguesias de Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra".

"Esta decisão, que consideramos profundamente injusta e prejudicial para as populações, foi um verdadeiro golpe na aspiração legítima destas populações de recuperarem a sua autonomia", argumentou.

Os comunistas acusam o PS, juntamente com PSD/CDS, de "matarem à nascença esta possibilidade que assim nem chegou a ser discutida na Assembleia da República".

Com esta postura "demonstraram uma falta de sensibilidade e de compromisso com as necessidades e desejos das populações locais", alegaram.

Para o partido "só com uma gestão local autónoma e próxima das populações é possível responder de forma eficaz aos desafios e necessidades de cada freguesia".

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.