Foto: GNR

A operação, no âmbito do policiamento comunitário, visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população especialmente vulnerável, sozinha e/ou isolada, com o objetivo de sensibilizá-las para comportamentos de autoproteção, reforçando o sentimento de segurança.

Este conjunto de ações encontram-se enquadradas no período em que ocorre a celebração do Dia Internacional do Idoso, esta quarta-feira, e onde os cerca de 420 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) distribuídos por Portugal continental, com o apoio e a sinergia dos vários parceiros locais e nacionais, vão privilegiar a proximidade junto da população idosa e em maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas.

De acordo com a GNR, em comunicado, "a operação visa alertar para os comportamentos de segurança que permitem reduzir o risco dos idosos tornarem-se vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto".

"Desde 2011, ano em que foi realizada a 1.ª edição da Operação “Censos Sénior”, a GNR tem vindo a atualizar a sinalização desta população, proporcionando assim um apoio mais próximo".

Na edição de 2024 da Operação “Censos Sénior”, a GNR sinalizou 42. 873 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança.

No distrito de Setúbal foram sinalizados 1.490 idosos em situação de vulnerabilidade.

As situações de maior vulnerabilidade foram reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro, explicou.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.